Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

PF deflagra operação Embarque Negado; entenda o caso

quinta-feira, 06 de julho de 2023, 12h44

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (6), a operação ‘Embarque Negado’, com o objetivo de apurar possíveis financiadores dos atos de invasão ao aeroporto internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, em dezembro de 2022.

 

Além disso, a PF também apura na operação se as invasões tem alguma ligação com a bomba que foi colocada nas proximidades do aeroporto, na véspera do Natal de 2022.

 

Operação embarque negado apura atentados ocorridos no aeroporto de Brasília


No dia 2 de dezembro, um grupo de indígenas invadiu o aeroporto internacional Juscelino Kubitschek e ocupou uma das salas de embarque doméstico, como forma de protesto às eleições presidenciais. Os envolvidos estão sendo investigados pelos crimes de atentado contra a segurança de transporte marítimo, fluvial ou aéreo, crime de atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública e associação criminosa. Os indígenas em questão fazem parte de grupos do povo Xavante, de Mato Grosso, e Kaiapó, do sul do Pará.

 

O outro ato investigação na Operação Embarque Negado, refere-se a uma bomba que foi encontrada nos arredores do aeroporto durante uma ação conjunta da Polícia Militar de Brasília (PMDF), Corpo de Bombeiros (CBMDF), Polícia Civil do DF e Polícia Federal.

 

A bomba estava acoplada a um caminhão-tanque e só não foi acionada por um erro técnico. A polícia identificou e prendeu o suspeito de tentar explodir o artefato no mesmo dia.

 

 

 

Fonte: Canal Ciências Criminais

 

 

 


topo