MPPE: Caravana da Pessoa Idosa e ESMP promovem webinário sobre a Ficha de notificação da violência contra a pessoa idosa
terça-feira, 27 de outubro de 2020, 07h37
Com o intuito de fortalecer a articulação e integração das redes de enfrentamento a violência contra a pessoa idosa, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em parceria com a Caravana da Pessoa Idosa, e com o apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), promove o webinário: Notificação compulsória da violência contra a pessoa idosa. O evento ocorre na próxima quinta-feira (29), das 9h às 12h, pela plataforma Google Meet através do link https://meet.google.com/fwa-zycw-usr.
O evento terá 250 vagas, que é a capacidade máxima da sala de reunião virtual, destinadas a: membros, servidores e estagiários do MPPE; profissionais dos sistemas Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único de Assistência Social (SUAS); e integrantes dos Conselhos dos Direitos do Idoso. O objetivo do webinário é aprofundar o conhecimento sobre a importância do devido, correto e padronizado preenchimento da Ficha de Notificação compulsória, eliminando os entraves e as dúvidas quanto à distinção entre a própria notificação e a denúncia de casos.
A programação começa com a abertura do evento, seguida da palestra sobre O envelhecimento da população LGBT, ministrada pelo médico geriatra do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), Milton Roberto Furst Crenitte. A mediação desse momento será feita pelo promotor de Justiça de Direitos Humanos da Capital e integrante da Comissão Homoafetiva do MPPE, Maxwell Lucena.
Em seguida, a procuradora de Justiça e coordenadora da Caravana da Pessoa Idosa, Yélena Monteiro Araújo, vai abordar: A importância da ficha de notificação compulsória de violência para o Ministério Público e para a sociedade. E, para a mediação dessa palestra, estará a promotora de Justiça Irene Cardoso.
Por fim, a gerente de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde, Sandra Luzia Barbosa de Souza, irá abordar:Notificação compulsória da violência e a epidemiologia como ferramenta de proteção da pessoa idosa, em palestra mediada pelo promotor de Justiça de Direitos Humano da Capital, Westei Conde y Martin Júnior.
fonte: MPPE