Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TJSE. TJSE: programação cultural da Jornada Solidária da Ejuse reúne comunidade em prol da dignidade da pessoa idosa

quarta-feira, 26 de novembro de 2025, 13h15

TJSE: programação cultural da Jornada Solidária da Ejuse reúne comunidade em prol da dignidade da pessoa idosa

 

A Presidência do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), a Escola Judicial de Sergipe (Ejuse), e a Comissão de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa do TJSE realizaram, na tarde desta segunda-feira, 24/11, o evento cultural da Jornada Solidária da Ejuse 2025, momento de integração entre cultura, solidariedade e muitas reflexões. Toda a programação ocorreu no 8º andar do Anexo I do TJSE, no centro de Aracaju.

 

O roteiro de atividades contou com a apresentação do Quarteto de Cordas Vox Cordis, que emocionou o público com um repertório composto de músicas clássicas e brasileiras, seguido da palestra ‘Despertar Solidário’, ministrada pelo médico Andrei Moreira, abordando a importância da responsabilidade social, da empatia e da solidariedade que se revelam no despertar da sensibilidade e no cuidado com o outro. Também foi aberta ao público a Exposição ‘Sergipanidade’, destacando a riqueza cultural do estado e reforçando a valorização dos artistas sergipanos.

 

"É muito importante incentivar a solidariedade das pessoas e dar mais visibilidade a quem está em situação de vulnerabilidade, como é o caso dos idosos que vivem em casas de acolhimento e instituições. Então, o Tribunal de Justiça e a Ejuse se uniram e, além da palestra, da exposição sobre a sergipanidade e da apresentação musical, promovem uma campanha para doação de itens necessários aos idosos. Essa Jornada Solidária tem essa função de reunir a classe jurídica no pensar e agir em prol de pessoas que precisam da nossa atenção e traz também um alerta para a sociedade sobre a situação desses idosos que precisam de uma vida com mais dignidade", destacou a desembargadora-presidente do TJSE, Iolanda Santos Guimarães que esteve acompanhada do diretor da Ejuse, desembargador Gilson Félix, durante a programação cultural da Jornada Solidária.

 

Em sua palestra, o médico Andrei Moreira enfatizou a relevância do despertar solidário na esfera da justiça, da família e da sociedade. "A sociedade é organizada em conexão, interdependência e solidariedade mútua. Nós seres humanos evolutivamente somos treinados para cooperação e isso produz, dentro de nós, saúde, através da produção de várias neuroquímicas adequadas para a nossa saúde e traz efeitos na família, na sociedade. O despertar da fraternidade, enquanto virtude, enquanto valor essencial do ser humano, é a base inclusive de uma sociedade democrática, justa e livre", discorreu.

 

O palestrante ainda enalteceu a iniciativa da Jornada Solidária cujo foco está centrado em promover o exercício da dignidade da pessoa idosa. "Uma sociedade não se sustenta sem uma base de fraternidade muito legítima. Há dores inúmeras e necessidades que precisam ser vistas e o pilar da solidariedade é a dignidade do ser humano, é enxergar o outro, é ver e ser visto, é tratar o outro com respeito. Esse ano, a Jornada Solidária tem um foco muito especial que são os idosos, pessoas que são tradicionalmente esquecidas na nossa sociedade, mas que representam a sabedoria, a ancestralidade, a experiência de vida, as nossas raízes e o foco nesta população tão necessitada e na necessidade de nós nos conectarmos fraternalmente é uma iniciativa muito feliz", complementou Andrei Moreira.

 

Além das atrações culturais, o evento reforçou a campanha de arrecadação iniciada em 3 de novembro, com pontos de coleta nos fóruns das comarcas de Aracaju, Estância, Itabaiana e Lagarto. As doações serão destinadas a instituições que acolhem idosos em situação de vulnerabilidade nas referidas cidades.

 

"A Jornada Solidária começou no dia 3 de novembro, com uma série de ações como a divulgação de casas, de instituições de acolhimento de pessoas idosas em Aracaju, Itabaiana, Estância e Lagarto. O objetivo é que a gente possa conhecer um pouco mais dessas instituições, das necessidades que elas possuem para permitir que as pessoas que lá estão abrigadas tenham uma vida mais digna. Então, o Poder Judiciário atua buscando a concretização de direitos e da dignidade da pessoa idosa, de forma a dar visibilidade e, por meio da solidariedade que é um valor muito importante do ser humano, coletivamente, nós possamos nos unir e auxiliar de alguma maneira para que as pessoas idosas possam ter uma vida melhor", detalhou Daniela Andrade, coordenadora de Cursos Externos da Ejuse.

 

A Jornada Solidária da Ejuse segue até 5 de dezembro, com visitas às comarcas e às instituições, fortalecendo o compromisso do Poder Judiciário sergipano com os valores de humanismo, responsabilidade social e solidariedade, previstos na legislação e reafirmados pela atuação institucional.


Esta ação formativa está diretamente alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). São eles:

 

nº 1 (Erradicação da Pobreza);
nº 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável);
nº 3 (Saúde e Bem-estar); e
nº 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).

 

FONTE: TJSE


topo