Documentos para a retomada das aulas e atividades pedagógicas presenciais nas instituições de ensino
terça-feira, 25 de maio de 2021, 09h45
Fiocruz orienta para retorno seguro às aulas escolares presenciais. AQUI (05/11/2021)
Guia de Implementação de Protocolos de Retorno das Atividades Presenciais nas Escolas de Educação Básica - MEC AQUI
Conselho Nacional de Educação _ Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presencias e não presenciais no contexto da Pandemia. AQUI.
Acompanha recomendação do Ministério Público Federal sobre as orientações relativas à educação especial (Recomendação CNE, Recomendação MEC.) e resposta do CNE (AQUI.).
União Nacional dos Conselheiros Municipais de Educação _ UNCME _ Educação em tempos de pandemia direitos, normatização e controle social _ Um guia para Conselheiros Municipais de Educação AQUI
Todos pela Educação _ O retorno às aulas presenciais no contexto da pandemia da Covid-19, Contribuições do Todos pela Educação para qualificar o debate público e apoiar os gestores frente ao futuro processo de reabertura das escolas AQUI
Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal _Como voltar às atividades na Educação Infantil? Recomendações aos municípios no planejamento para a retomada no contexto da pandemia de Covid-19 AQUI
Fundação Roberto Marinho _ Projeto retomada Juntos 8. Instituto Rodrigo Mendes _ Protocolos sobre educação inclusiva durante a pandemia da Covid-19 AQUI
Oliveira, J.B.A.; Gomes, M.; Barcellos, T. _ A Covid-19 e a volta às aulas: ouvindo as evidências _ In Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (vol. 28, 108) AQUI
Laboratório de Inteligência pública _ PILab _ Gestão e Governança para o retorno das atividades das séries iniciais do ensino fundamental. AQUI
Campanha Nacional pelo Direito à Educação _ Reabertura das Escolas: informe-se como agir, cobrar e trabalhar pela educação de forma colaborativa AQUI
Fundação Getúlio Vargas, Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais _ FGV EBAPE _ Reabrindo Escolas no Contexto da Covid-19: Diretrizes de Saúde e segurança de outros países (texto original do Learning Policy Institute) AQUI
Sociedade Brasileira de Pediatria _ Covid-19 e a volta às aulas AQUI
Sociedade Brasileira de Pediatria _ O ano letivo de 2020 e a covid-19 AQUI
Sindicato das Escolas Particulares do Paraná _ SINEPE PR _ Plano para retomada das atividades escolares AQUI
Conselho Nacional da Juventude e parceiros _ CONJUVE _ pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus AQUI
UNESCO UNICEF _ Recomendações para a reabertura de escolas AQUI
UNESCO _ Inclusão e educação: todos, sem exceção AQUI
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico _ OECD _ Um roteiro para orientar a resposta educativa à Pandemia da Covid-19 de 2020 _ AQUI
Banco Interamericano de Desenvolvimento _ BID _ Estratégias de reabertura de escolas durante a Covid-19 AQUI
Vozes da educação - Levantamento Internacional de Retomada das Aulas Presenciais. AQUI .
UNICEF - Medindo o risco: Fechamento e Reabertura das Escolas durante a Covid-19: Quando, por que e quais os impactos? AQUI
SBP - Reflexões da Sociedade Brasileira de Pediatria sobre o retorno às aulas durante a pandemia de Covid-19. AQUI
Sites:
institutoayrtonsenna.org.br
Competências Socioemocionais para Contextos de Crises traz informações, estratégias e práticas para famílias e educadores desenvolverem habilidades socioemocionais na educação durante a crise da pandemia Covid-19. AQUI
Ver também Ideias para o Desenvolvimento de Competências Socioemocionais.
Mapas de Foco apresentam uma seleção de habilidades focais para cada ano, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.
Plataforma para dar apoio aos municípios no combate à exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).
guia Busca Ativa Escolar em crises e emergências AQUI
aprendizagem-remota.cieb.net.br/guia
GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM REMOTA: Como adotar estratégias de aprendizagem remota nas redes públicas de ensino para dar continuidade às aulas, promover o ensino híbrido e ampliar as oportunidades de aprendizagem dos estudantes
Nota Técnica
DIEESE- nota técnica em que alerta para os riscos do retorno das atividades escolares presenciais principalmente porque a suspensão das aulas é uma medida que tem respaldo de órgãos internacionais. AQUI.
IPEA - Nota Técnica: LEVANTAMENTO DAS RECOMENDAÇÕES PARA A VOLTA ÀS AULAS EM TEMPOS DA COVID-19 AQUI
CREMESP - Diretrizes para o trabalho integrado da Saúde e Educação para controle da Covid-19 nas escolas do Estado de São Paulo. AQUI.