Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

UNICEF - Reabertura segura das escolas

segunda-feira, 07 de setembro de 2020, 12h46

Orientações para a rede e comunidade escolar sobre como promover uma volta às aulas segura e garantir o direito à educação de crianças e adolescentes.


Priorizar a reabertura segura das escolas e garantir o direito de crianças e adolescentes à educação são ações essenciais. Essa reabertura deve ocorrer com segurança, preservando a saúde de crianças, adolescentes, profissionais da educação e das famílias de todos. Para tanto, é fundamental avaliar a situação da pandemia em cada estado e em cada município, assegurando investimentos financeiros para que a retomada aconteça de forma segura.


Com o tempo, teremos mais evidências sobre as consequências do fechamento das escolas e os impactos no bem-estar e na aprendizagem de estudantes. Por ora, já se torna evidente que quanto mais tempo crianças e adolescentes permanecerem fora da escola, menor a probabilidade de retornarem, o que acontece especialmente nas famílias em situação de maior vulnerabilidade.


O momento requer uma abordagem intersetorial entre áreas de educação, saúde, proteção, nutrição e saneamento, além de cuidados específicos para a situação de meninas, pessoas com deficiência e populações com necessidades específicas. Para isso, vamos disponibilizar, aqui nessa seção, documentos, orientações e ferramentas para auxiliar gestores educacionais e a comunidade escolar na tomada de decisões e avaliação da situação das escolas.


Recomendações para tomada de decisão e preparação para reabertura


Autoridades nacionais e locais são as responsáveis por orientar a reabertura das escolas de acordo com o melhor interesse dos estudantes. Para isso, devem ser avaliados os benefícios e riscos associados, além de considerações gerais de saúde pública, com base em dados específicos de cada contexto, incluindo fatores educacionais, socioeconômicos e sempre no melhor interesse da criança.


A seguir, disponibilizamos documentos contendo considerações para a preparação e para o momento de reabertura das escolas.

estudantes de máscara lavam as mãos, no Cambodja

 

Documento

Covid-19: Medidas de saúde pública relacionadas à escola

Anexo às considerações sobre o ajuste da saúde pública e medidas sociais no contexto da Covid-19

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um grupo de cinco crianças com traços orientais está em pé em frente a um quadro-negro.

Relatório

Marco de ação e recomendações para a reabertura de escolas

Documento com recomendações para a reabertura de escolas

Veja o relatório completo


Água, saneamento e higiene na reabertura segura das escolas


Antes mesmo da definição da retomada das aulas presenciais, a prioridade deve ser a saúde de crianças, adolescentes, profissionais da educação e das famílias de todos. É fundamental avaliar a situação da saúde, do saneamento, da higiene e principalmente do abastecimento de água em cada município e cada escola, assegurando as condições para que tudo ocorra de forma segura.



Todas as escolas devem dispor de água e esgotamento sanitário e promover práticas de higiene que propiciem condições de saúde nas escolas. Isso evitará que doenças como a COVID-19 se alastrem e que a escola seja reconhecida, também, como um espaço de promoção de saúde.   


Os documentos abaixo trazem orientações sobre: água potável, quantidade e qualidade; adequação e manutenção de banheiros e instalações sanitárias; e rotinas de higiene
 

Ferramenta de auto avaliação das escolas: água, saneamento e higiene

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Ferramenta de auto avaliação das escolas

UNICEF disponibiliza ferramenta para apoiar a avaliação da condição das escolas e traz recomendações personalizadas

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Lista de Verificação para Escolas

Documento

Lista de Verificação para Escolas

Material produzido pela Rede Saneamento nas Escolas (GIZ, UNICEF, Save the Children, Water Aid, e outros)

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imagem do documento mostra um desenho de um vírus em vermelho e no canto inferior uma criança lavando as mãos

Documento

Dez ações imediatas de saneamento nas escolas

Material produzido pela Rede Saneamento nas Escolas (GIZ, UNICEF, Save the Children, Water Aid, e outros)

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capa do relatório da fiocruz

Site parceiro

Fiocruz: Retorno às atividades escolares presenciais

Instrumento de assessoramento à comunidade escolar para a melhor tomada de decisão sobre o planejamento de retorno das atividades escolares.

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Busca Ativa de crianças e adolescentes fora da escola


Busca Ativa Escolar é uma metodologia social e uma plataforma tecnológica gratuitas que apoiam municípios e estados na garantia de direitos de crianças e adolescentes e no enfrentamento do abandono e da exclusão escolares. É desenvolvida pelo UNICEF e pela Undime, com o apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
 

um menino está sentado em um banco de madeira, apoiando os braços em uma mesa de madeira com uma toalha de chita. a câmera está acima dele e olha para cima sorrindo. ele está com uniforme escolar.

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Busca Ativa Escolar em Crises e Emergências

Guia para apoiar estados e municípios na garantia do direito à educação de crianças e adolescentes em situações de calamidade pública e emergências.

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uma menina sorridente, com um enfeite no cabelo, sorri para a foto

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Guia Busca Ativa Escolar em crises e emergências

Orientações e recomendações para a implementação da estratégia em situações de crise, como a pandemia causada pela Covid-19.

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capa do guia busca ativa escolar acompanhamento de frequência

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Acompanhamento da frequência escolar

Funcionalidade para acompanhamento de frequência escolar de estudantes, no âmbito da Busca Ativa Escolar, para apoiar gestores(as) públicos(as) e escolares

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banner da campanha busca ativa escolar, diz que fora da escola não pode, mesmo que a escola tenha outros formatos

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Campanha Fora da Escola Não Pode! – Busca Ativa Escolar

Materiais gráficos, vídeos, spots, jingles, e orientações e dicas para que municípios e estados montem campanhas contra o abandono e a exclusão escolares.

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Proteção integral da criança e do adolescente


Situações de crises e emergências, como a da COVID-19, podem agravar a exposição de crianças e adolescentes à violência no ambiente familiar, inclusive à violência física, sexual e psicológica, ao trabalho infantil e até mesmo aos acidentes domésticos, além de ter impactos na saúde mental de crianças, adolescentes e cuidadores. Agravando esse cenário, a crise também pode fragilizar os serviços responsáveis por responder a violações de direitos.


Todas essas vivências terão repercussões na dinâmica do espaço escolar. Além de impactar as condições de aprendizagem, é esperado que violações sofridas ao longo de meses de isolamento ganhem visibilidade a partir da retomada do contato com as equipes de educação. Por isso, é importante que a comunidade escolar prepare um acolhimento protetivo, que inclua dinâmicas de fortalecimento psicossocial de estudantes e equipes, e estratégias para a identificação e encaminhamento de situações de violência de ou situações mais graves de sofrimento mental. Os documentos abaixo trazem orientações que podem apoiar esse planejamento:

 

Saúde mental e apoio psicossocial - Conteúdo suplementar

Documento

Saúde mental e apoio psicossocial

As mensagens-chave adaptadas da nota informativa do Comitê Permanente Interagências sobre saúde mental e apoio psicossocial.

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ORIENTAÇÃO PARA A PREVENÇÃO E O CONTROLE DA COVID-19 NAS ESCOLAS

Documento

Proteção das crianças e adolescentes no contexto do Covid-19

A Educação e a Proteção à Infância são setores complementares e cada um deles contribui para o desenvolvimento saudável das crianças.

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sala de aula, com meninas. a menina em primeiro plano está sentada à sua carteira escolar, com um livro aberto. ela olha para a câmera sorrindo.

Relatório

Reabrir as escolas com segurança

Recomendações para a construção de um processo adequado de retorno às aulas para prevenir e combater a violência contra as crianças nas escolas e fora delas

Veja o relatório completo


As especificidades das instituições de Educação Infantil

As instituições de Educação Infantil no Brasil atendem as crianças de 0 a 5 anos e 11 meses em creches e pré-escolas, primeira etapa da educação básica. Os documentos aqui disponibilizados compreendem as especificidades e características etárias, pedagógicas e de gestão, para que possamos ter uma reabertura segura na educação infantil.
 

Orientações Globais sobre a Reabertura dos Ambientes de Educação Infantil

Documento

Orientações Globais sobre a Reabertura dos Ambientes de Educ

Considerações específicas relacionadas à reabertura de instituições de educação infantil

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banner do curso mostra metade do rosto de uma criança usando máscara e o nome do curso: Infâncias em tempos de Covid-19

Comunicado de imprensa

16 julho 2020

UNICEF lança curso sobre cuidados com a primeira infância em tempos de Covid-19

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Saúde mental e bem-estar de adolescentes


O distanciamento de amigas ou amigos, a perda de pessoas próximas, as limitações de conexão com a internet, as incertezas em relação ao próprio futuro ou de seus familiares são alguns fatores trazidos pela pandemia da COVID-19 que afetam a saúde mental de adolescentes. São questões que precisam de atenção especial no retorno às aulas, para que adolescentes consigam compreender o que sentem e contar com uma rede de apoio para retomar, com segurança, as atividades fundamentais para o seu desenvolvimento e bem-estar.


Momentos de ansiedade, sensação de não pertencimento, decepção e luto são comuns neste contexto. Portanto, é fundamental que adolescentes saibam que não estão sozinhos e podem contar com espaços de acolhimento e escuta qualificada, sem julgamento e, quando necessário, receber encaminhamento para serviços psicossociais. Adolescentes também podem fortalecer suas habilidades socioemocionais não apenas para seu próprio bem-estar, mas em estratégias de promoção da saúde mental entre pares.


O espaço escolar – presencial ou virtual - é uma esfera privilegiada para a promoção da escuta, acolhimento, fortalecimento de habilidades socioemocionais e reforço das redes de apoio entre adolescentes e adultos de referência. Os materiais a seguir podem contribuir para esse processo:
 

uma adolescente está dentro do quarto, estudando. ela está sentada em uma mesa com várias apostilas e livros ao redor. Ao lado da mesa, está a cama.

Artigo

Covid-19: Como adolescentes podem proteger sua saúde mental

Estratégias para adolescentes que enfrentam uma nova (temporária) realidade.

Leia a história

 

Instagram - Estratégias para enfrentar os desafios de saúde mental da pandemia do novo coronavírus

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Setembro Amarelo: um glossário vivo sobre saúde mental

Vídeo com adolescentes sobre estratégias para enfrentar os desafios de saúde mental da pandemia do novo coronavírus

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Post no Instagram com cards sobre dicas de saúde mental para adolesentes

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Cards com dicas de saúde mental para adolescentes

Cards com dicas de saúde mental para adolescentes

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Post no Instagram com dicas de exercícios

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Prática de exercicíos na quarentena

Dicas de exercícios para passar a quarentena com mais equilíbrio.

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Dicas de como promover saúde mental para jovens

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Dicas de como promover saúde mental para jovens

Em parceria com o Facebook, o Instagram e o Instituto Vita Alere, elaboramos dicas para jovens sobre como cuidar da saúde mental neste momento de pandemia.

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fonte: https://www.unicef.org/brazil/reabertura-segura-das-escolas

 


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