MEC: Campeonato artístico-literário premia alunos surdos
quinta-feira, 05 de dezembro de 2024, 14h24

Esta é a terceira edição do projeto do CasaLibras, apoiado pelo MEC e voltado para estudantes surdos e professores da educação básica. Resultado do campeonato está disponível na página do CasaLibras.
O Ministério da Educação (MEC) — por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) — participou nesta sexta-feira, 6 de dezembro, da premiação dos participantes do 3º Campeonato Artístico-Literário para Alunos Surdos do CasaLibras. O projeto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é voltado a estudantes surdos e professores da educação básica do Brasil inteiro. O foco da competição foi a criação de materiais para crianças surdas e para a formação de docentes bilíngues. O resultado está disponível na página do CasaLibras.
A videoconferência foi transmitida pelo canal do MEC no YouTube e destacou o papel dos professores na promoção da cultura surda nas escolas por meio do campeonato. A Secadi, por intermédio da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (Dipebs), teve um papel fundamental no suporte ao projeto, pois atua diretamente com a educação de estudante surdos, surdos-cegos, surdos com altas habilidades e superdotação, deficientes auditivos sinalizantes e surdos com outras deficiências associadas sinalizantes.
A coordenadora-geral bilíngue de Educação Básica e Educação Superior da Dipebs, Marisa Lima, informou, na mesa de abertura, que a Dipebs tem, enquanto princípios, garantir a promoção e a instrução da língua brasileira de sinais como comunicação, interação e ensino para implementações, além de formar professores em escolas bilíngues e valorizar a língua, identidade e cultura surda. “Esses são os pontos principais e o campeonato possibilita esse desenvolvimento, através de atividades artísticas literárias que promovem a aquisição linguística. O campeonato amplia esses horizontes”, explicou.
Lima informou que a videoconferência foi realizada para que professores e alunos de projetos vencedores apresentem as iniciativas e a sua experiência na participação do campeonato. “Esse momento é essencial e muito importante, porque pode servir de disseminação de informação e de multiplicação dessa experiência”, considerou.
Para a coordenadora, conhecer como é o dia a dia nas salas de aula e como foi o desenvolvimento desse trabalho é necessário, pois, a partir dos relatos, é possível analisar e verificar quais são os itens necessários para propor melhorias no ensino. “Os relatos são extremamente ricos. É muito importante ter esse momento de escuta de quem está ali no território, no chão da escola e nós termos essa visibilidade”, disse.
A coordenadora ainda apontou que a Dipebs trabalha na formação dos professores a partir de cursos realizados pela Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica (Renafor) e pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). “Nós temos boas práticas como premissa e oferecemos cursos de formação para que tenhamos resultados. O objetivo é que vocês se sintam reconhecidos e motivados, enquanto professores, a continuar com esse trabalho”, concluiu Lima.
Competição – O CasaLibras surgiu durante a pandemia de covid-19, com o objetivo de levar a crianças e estudantes surdos conhecimentos sobre o isolamento social acarretado pela pandemia. Desde então, o projeto tem crescido e, atualmente, promove ações de boas práticas para a educação bilíngue de surdos, mais especificamente para os estudantes surdos.
O foco da competição é serem criados materiais voltados para crianças surdas e para a formação de docentes bilíngues. Na atual edição, os alunos trabalharam em criações artísticas coletivas de uma releitura do quadro “Campo de Girassóis”, de Van Gogh, com elementos culturais surdos. Fizeram, ainda, um vídeo com descrição-síntese sobre Van Gogh e Cacau Mourão. Poeta surdo e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mourão realizou uma releitura em língua brasileira de sinais (Libras) do quadro.
Fonte: MEC