TRT 23: Abertura da Semana da Acessibilidade do TRT/MT reúne música e solidariedade
quarta-feira, 26 de novembro de 2025, 13h54

acolhimento e inclusão que marcou a abertura da 3ª Semana da Acessibilidade e Inclusão do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT). A ação, realizada nesta segunda (24), no complexo-sede, reuniu magistrados, servidores, advogados e jurisdicionados.
A juíza auxiliar da Presidência, Leda Lima, ressaltou a importância da iniciativa para ampliar o olhar institucional sobre a acessibilidade. “Um evento como este nos ajuda a desenvolver sensibilidade para identificar necessidades que, muitas vezes, passam despercebidas pela maioria de nós. E, ao tomarmos consciência dessas situações, podemos agir para tornar o dia a dia das pessoas com deficiência mais simples e digno”, afirmou.
A coordenadora do Subcomitê de Inclusão, Acessibilidade e Atenção à Pessoa Idosa, juíza Márcia Martins, agradeceu a presença do público e destacou o propósito da programação. “A participação de cada um de vocês abrilhanta nosso evento, que busca fortalecer o debate sobre inclusão social e trazer esse tema essencial para o centro da nossa atuação”, disse.
Campanha de Fraldas

Durante a solenidade, foi realizada a entrega simbólica das fraldas arrecadadas na campanha ao Centro de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), que atende pessoas com deficiência de todo Mato Grosso.
A diretora-geral do Ceope, Marta Aquilino Pereira, destacou o impacto da doação na rotina das famílias atendidas. “É comum nos depararmos com pessoas que, mesmo necessitando do produto, não têm condições de adquiri-lo. Lidamos com famílias de todo o estado, muitas em situação de extrema vulnerabilidade, inclusive alimentar. Agradeço profundamente por nos ajudarem a oferecer um pouco mais de conforto a quem tanto precisa”, afirmou a diretora.
Programação
A 3ª Semana de Acessibilidade continua durante toda esta semana. Entre as ações, está a visita, nesta terça-feira (25), de representantes da Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência ao complexo-sede do Tribunal. O movimento, formado por pessoas que enfrentam diariamente diferentes tipos de limitações, atua pela defesa da autonomia, do respeito e da inclusão.
Além de conhecerem a estrutura física, os visitantes serão apresentados às ações desenvolvidas pela Justiça do Trabalho em prol da igualdade de direitos e oportunidades.
O evento conta ainda com palestras e rodas de conversa sobre acessibilidade e inclusão.
(Fabyola Coutinho)
Fonte: TRT 23