Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TJTO - Tribunal de Justiça estimula reflexão sobre histórias de vida de pessoas com deficiência em seminário que acontecerá nesta sexta-feira (3/12)

quinta-feira, 02 de dezembro de 2021, 18h15

sonayra 00

 

 

No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 8,4% da população brasileira acima de 2 anos – representando 17,3 milhões de pessoas – têm algum tipo de deficiência. Os números constam da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, divulgada em agosto deste ano, em parceria com o Ministério da Saúde. No Tocantins, são 142 mil pessoas com algum tipo de deficiência, e apenas 4,5% dessas pessoas têm ensino superior. Nesta sexta-feira (3/12), será comemorado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

 

O Tribunal de Justiça do Tocantins, por meio da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI), desenvolve, ao longo desta semana, atividades alusivas à data, como forma de conscientizar e informar a população. Na sexta-feira, às 13h30, acontecerá o II Seminário em Comemoração ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, de forma virtual, pelo site da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat):  www.esmat.tjto.jus.br

 

A abertura do evento contará com a participação do presidente da CPAI e vice-presidente do TJTO, desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho; e do diretor-geral da Esmat, desembargador Marco Villas Boas, além de palestras sobre o tema.

 

História de vida

 

Entre as mais de 140 mil pessoas com deficiência no Tocantins está Sonayra Carneiro da Silva, de 36 anos, moradora de Palmas, que tem deficiência visual em razão da doença de Stargardt e retinose pigmentar. Casada, mãe de Sara Lis, uma menina de seis anos de idade, Sonayra nasceu em Esperantinópolis (MA) e a sua deficiência não a impediu de realizar sonhos e de ser feliz. A deficiência foi detectada quando ela tinha 17 anos de idade.

 

“Eu me tornei influencer digital para mostrar as pessoas o meu objetivo e a minha capacidade, pois quero muito que as pessoas vejam que nada é difícil para quem quer algo na vida. A cada dia é uma experiência e uma superação. Considero-me uma pessoa muito feliz, principalmente ao lado de minha família, de meu esposo, de minha filha”, disse Sonayra, informando que o trabalho de influencer (atualmente ela tem 12,6 mil seguidores somente no Instagram) lhe dá o retorno em visibilidade também para a causa, mas não financeiramente.

 

Sonayra, hoje autônoma, também tem seu lado musical. “Hoje sou ministra de música católica, já participei de alguns ministérios de músicas, fiz alguns shows católicos em cidades e em alguns encontros, fui catequista por muitos anos. Ganhei vários prêmios de 2010 até 2019 como melhor cantora e melhor salmista da Paróquia Jesus de Nazaré, e sempre participei das aberturas oficiais da Campanha da Fraternidade nas comunidades. Enfim, hoje me sinto uma pessoa completa, apesar das dificuldades do dia a dia”, frisou.

 

“É de suma importância esse evento do Tribunal de Justiça, para que as pessoas que não têm deficiência aprendam a conviver e a estar no meio de todos nós, deficientes. Uma experiência maravilhosa, um evento que deve ser repetido várias vezes para que uns se tornem mais próximos dos outros. Nós queremos é ser acolhidos, respeitados e amados. O Tribunal de Justiça está de parabéns”, concluiu Sonayra.

 

O Dia

 

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (03 de Dezembro) foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em outubro de 1992. Tem como objetivos conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos, promover os direitos humanos, conscientizar a população sobre assuntos de deficiência, celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão social.

 

Para se inscrever no Seminário clique aqui

 

Texto: Ramiro Bavier

Foto: Divulgação

 

 

 

Fonte: TJTO


topo