Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Lista de crianças para adoção está zerada em João Pessoa

segunda-feira, 09 de setembro de 2024, 18h46

A lista de crianças aptas para adoção em João Pessoa, na Paraíba, está zerada. A informação foi confirmada pela 1ª Vara da Infância e Juventude de João Pessoa e divulgada pelo site G1.

Ainda segundo o órgão, apenas um adolescente aguarda para ser adotado na cidade. Por outro lado, existem 264 pessoas habilitadas para adoção aguardando na fila de espera do município, além de 80 crianças e adolescentes que estão na condição de apadrinhadas. O projeto é do Núcleo de Apadrinhamento Sorriso Infantojuvenil, integrado à 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de João Pessoa.

No caso do apadrinhamento familiar, as crianças e adolescentes não estão disponíveis para adoção, mas afastados temporariamente do convívio familiar para proteção institucional. Elas são, por exemplo, vítimas de violações de direitos humanos.

O apadrinhamento pode ser feito em três modalidades: a afetiva, a social e a financeira. A pessoa física ou jurídica pode fazer o acolhimento emocional, ao levar a criança ou adolescente para um passeio. Também pode pagar a mensalidade de um curso ou da escola, ou até prestando serviços que já fazem parte do ofício do interessado, por exemplo, um dentista pode ir até o local e oferecer suporte em saúde bucal.

O ato de apadrinhar não tem relação com adoção, guarda ou tutela das crianças e adolescentes. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente  – ECA, não é possível ser padrinho e estar inserido na fila para adoção, diante dos objetivos diferentes de cada um.


Fonte: IBDFAM


topo