Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Revista IBDFAM: Holding familiar no planejamento sucessório

sexta-feira, 10 de maio de 2024, 14h20

O artigo “Holding familiar como instrumento de planejamento sucessório” está entre os destaques da 62ª edição da Revista IBDFAM: Famílias e Sucessões, já disponível para assinantes. O texto é de autoria da advogada Carolina Araújo Mac Cord Couto. Garanta o seu exemplar para conferir a publicação na íntegra!

No artigo, a autora aponta benefícios do planejamento sucessório. Entre eles, a possibilidade de reduzir os impostos a serem pagos no momento da sucessão e evitar conflitos familiares e brigas judiciais, “que podem se prolongar por décadas”.

“Já ter a sucessão planejada e previamente executada torna o momento do luto e da sucessão mais tranquilo e pacífico. Consequentemente, evita-se a dilapidação patrimonial, perpetuando o legado familiar construído pelos patriarcas”, explica Carolina Araújo.

Segundo a advogada, falar da sucessão significa falar da morte, o que é evitado por muitos. Ela frisa, porém, que o tema “é necessário para aqueles que desejam organizar e preparar o seu patrimônio e a família no momento da sua ausência”.

“O planejamento sucessório e patrimonial ganha enorme relevância atualmente, ainda mais considerando a Reforma Tributária, que alterou a regra do Imposto de Transmissão e Causa Mortis e Doação – ITCMD, sendo que a expectativa é que as alíquotas aumentem com o passar dos anos e, portanto, dificultando manobras legais para o menor recolhimento de impostos”, afirma.

Carolina cita ainda o aumento do número de estruturas familiares atuais multinucleares, “o que demonstra a urgência em organizar o patrimônio, observando as necessidades e particularidades de cada família”.

“Planejar a sucessão implica no luto tranquilo, na perpetuação do patrimônio sem drásticas reduções e permite uma gestão tributária mais eficiente”, finaliza a especialista.


Revista IBDFAM

A íntegra do artigo está disponível na 62ª edição da Revista IBDFAM: Famílias e Sucessões exclusivamente para assinantes. A publicação é totalmente editada e publicada pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM, com certificação B2 no Qualis, ranking da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes.

Garanta o seu exemplar por meio do site ou pelo telefone (31) 3324-9280.


Fonte: IBDFAM


topo