ATUAÇÃO EXTRAJUDICIAL DO MPGO POSSIBILITA A CONSTRUÇÃO DE SALAS DE ALVENARIA PARA ESCOLA ESTADUAL NO DISTRITO DE CAMPOS LINDOS, EM CRISTALINA
por Cristiani Honório/ MPGO
sexta-feira, 14 de julho de 2023, 17h18
Por atuação extrajudicial do Ministério Público de Goiás (MPGO), a Escola Estadual de Campos Lindos, Distrito de Cristalina, passa a funcionar com quatro novas salas de alvenaria para atender a demanda daquela comunidade.
Nos últimos três anos, o promotor de Justiça Caio Affonso Bizon, titular da 3ª Promotoria de Cristalina, tem acompanhado essa instalação e as medidas paliativas até a conclusão das obras, como a colocação em funcionamento de salas temporárias para os alunos.
Tudo começou em 2021, quando o promotor de Justiça abriu um procedimento de acompanhamento de políticas públicas, tendo em vista a notícia apresentada pelo Conselho Tutelar sobre a falta de vagas na Escola Estadual de Campos Lindos.
Assim, ele reuniu todas as entidades envolvidas no sistema visando à resolução do problema. As tratativas foram feitas especialmente com integrantes do Conselho, Coordenação Regional de Educação de Luziânia, Secretaria Municipal de Educação de Cristalina e diretoria do Colégio Estadual de Campos Lindos.
Naquela época, questionada pelo MP, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) anunciara a intenção de construir salas de aula em um terreno anexo à escola, proposta que estaria em fase de projeto, mas sem qualquer cronograma de execução, inclusive em razão da pandemia.
Em 2022, o MP vistoriou a unidade de ensino, constatando que haviam sido entregues quatro salas modulares provisórias, em meados de março daquele ano, mas que a escola ainda aguardava a liberação da Seduc para o funcionamento. Verificou-se, ainda, que as quatro salas de alvenaria prometidas estavam em trabalho de alicerce.
No início de 2023, em nova visita, constatou-se que as salas modulares estavam em funcionamento e as de concreto em fase de acabamento. Agora, em julho deste ano, foi informada a conclusão da obra definitiva, a abertura de vagas para o mês de agosto e a consequente desativação das salas modulares temporárias. (Texto: Cristiani Honório/ Assessoria de Comunicação Social do MPGO - Fotos: acervo da 3ª Promotoria de Justiça de Cristalina)
Fonte: MPGO