Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPMG: MP-Procon de Minas Gerais realiza oficina de educação financeira para consumidores superendividados na Semana do Consumidor

quinta-feira, 13 de março de 2025, 16h01

 

Planejar, procurar se informar bem antes de pegar um empréstimo no banco, não comprar por impulso e colocar na ponta do lápis todos os gastos e receitas: essas são algumas das orientações que a advogada e professora da Faculdade Milton Campos, Júlia Ribeiro, passou para os participantes do Programa de Atendimento ao Superendividado (PAS).

 

A oficina de educação financeira foi realizada nesta quinta-feira, 13 de março, e faz parte da programação especial do Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), para celebrar a Semana do Consumidor 2025. “O primeiro grande ponto que a gente sempre coloca é o planejamento: conhecer todas as receitas, quais são as despesas.

 

Isso, sem sombra de dúvidas, evita problemas de superendividamento. Outro ponto que é muito importante, especialmente quando for pegar um empréstimo, é saber, de fato, qual é o valor real dessas parcelas, ver o que de fato cabe dentro do orçamento, para que a gente consiga evitar questões que geram muita dor de cabeça na vida do consumidor brasileiro”, explica Júlia. 

 

A oficina de educação financeira é apenas uma das estratégias oferecidas pelo PAS para auxiliar consumidores superendividados a organizar a vida financeira e quitar as dívidas sem comprometer o mínimo existencial. Os consumidores atendidos pelo programa também recebem apoio psicossocial e jurídico para renegociar as dívidas em bloco e conseguir extensão de prazo para pagamento.

 

Todos os serviços são gratuitos. “Por meio desse programa, o Procon do Ministério Público de Minas Gerais demonstra que as portas estão abertas e que existe solução, existe um caminho para garantir que essas pessoas tenham uma vida adequada. Não apenas sobreviver, mas viver”, afirma o promotor de Justiça e coordenador do Procon-MG, Luiz Roberto Franca Lima. 

 

O aposentado José Agostinho Hilário, que participou da oficina, falou sobre o que achou da experiência. “Para mim, foi uma escola pelo que eles explicaram e falaram para a gente sobre o que fazer e o que não deve fazer. Tudo isso foi indicado aqui hoje, e eu gostei”. Já o aposentado Florindo Nunes também aprovou a iniciativa. “Aprendi muita coisa boa, principalmente sobre organizar, fazer planejamento, não comprar mais do que o salário permite para não fazer tantas dívidas e não ficar sufocado”. 

 

O PAS é uma parceria entre o MPMG, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a Defensoria Pública mineira, a Prefeitura de Belo Horizonte, a Faculdade Milton Campos e a FUMEC. O programa foi premiado na categoria “Diálogo com a sociedade” do Prêmio CNMP 2023.  

 

Quer saber mais sobre o PAS? Clique aqui. 

Telefone: 3768-1708 

E-mail: pas@mpmg.mp.br 

 

Fonte: MPMG


topo