DPE-RS: Em parceria com outros órgãos, Defensoria Pública do Rio Grande do Sul realiza ações alusivas à Semana do Consumidor
quarta-feira, 12 de março de 2025, 17h58
.png)
Para comemorar a Semana do Consumidor, um ciclo de debates acontecerá no Plenarinho Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre, tendo como principal objetivo apresentar perspectivas do sistema de defesa do consumidor e do setor produtivo, discutindo sobre a harmonização de consumo. O evento acontecerá entre os dias 17 e 21 de março, das 19h30 às 21h30, com entrada gratuita.
Programação
17 de março
► Ministério Público e as apostas esportivas online, por André Ricardo Colpo Marchesan, Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Consumidor e da Ordem Econômica.
► A relação do setor de combustíveis com seus consumidores, por Cláudio Baethgen, advogado e consultor jurídico do Sulpetro.
18 de março
► Fraudes Digitais e Responsabilidade Bancária, por Cristiano Heineck Schmitt, advogado, secretário-geral da Comissão Especial de Defesa do Consumidor da OAB/RS e membro do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor de Porto Alegre/RS.
► O papel do Sindilojas Porto Alegre na defesa do varejo da capital, por Victor Pires, Assessor de Relações Governamentais do Sindilojas, e Rodrigo de Assis, Economista do Sindilojas.
19 de março
► Projeto Gestão do Superendividamento do TJRS, por Káren Rick Danilevicz Bertoncello, Juíza de Direito da 7ª Vara Civel e do Projeto Gestão Superendividamento.
► Boas práticas do setor bancário para prevenção e tratamento do superendividamento, por Amaury Oliva, diretor de Sustentabilidade, Cidadania Financeira, Relações com o Consumidor e Autorregulação.
21 de março
► Danos imateriais nas relações de consumo e a teoria do desvio produtivo, por Karin Kramer, advogada e professora da Faculdade Verbo Jurídico Educacional.
►Atuação da Defensoria Pública na proteção do consumidor em litígios coletivos e estruturais, por Felipe Kirchner, dirigente do Núcleo de Defesa do Consumidor e Tutelas Coletivas da DPE/RS.
As ações tratam-se de uma iniciativa do PROCON Porto Alegre, da Escola do Legislativo Julieta Battistioli, do Instituto Iconx e da Faculdade Verbo Jurídico Educacional, e contará com o apoio de diversos órgãos de Estado e instituições privadas.
Fonte: DPE-RS