Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Procon-SP: Procon São Paulo notifica Voepass e envia fiscais para o Aeroporto de Congonhas

terça-feira, 11 de março de 2025, 16h52

 

O Procon-SP notificou as empresas Voepass e Latam, para prestarem esclarecimentos sobre como estão atendendo os consumidores após decisão da ANAC de suspender os voos realizados pela Voepass a partir de hoje (11). E também enviou equipes de fiscalização ao aeroporto de Congonhas, para acompanhar o atendimento e orientar os passageiros que possam ter sido surpreendidos pela decisão.

 

Na notificação, as empresas devem informar sobre como a suspensão dos voos foi comunicada aos passageiros; como as empresas estão atendendo aqueles que se encontram no aeroporto; quais as alternativas que estão oferecidas; os canais de atendimento disponibilizados, dentre outras, sempre relacionadas aos direitos dos consumidores previsto no Código de Defesa do Consumidor.

 

Os passageiros que já se encontrarem nos aeroportos, têm direito a: comunicação grátis em atrasos superiores a 1 hora; alimentação para atrasos de 2 horas e hospedagem a partir de 4 horas de atraso. Se o aeroporto for da mesma cidade do consumidor, ele terá direito a transporte até sua residência.

 

As passagens de voos operados pela Voepass são comercializadas de 3 formas: diretamente pela Voepass; pela Latam – em razão de acordo comercial entre as duas empresas -; e por agências de viagens. Assim, o dever de informar os passageiros sobre alterações e cancelamentos de voos será da empresa responsável pela comercialização dos bilhetes.

 

Com os voos cancelados, elas precisarão informar a situação do voo, e as alternativas previstas na legislação, tais como: reacomodação em outro voo da mesma companhia aérea ou até de outra companhia; execução do serviço para o mesmo destino por modalidade como via rodoviária, por exemplo; e reembolso do valor pago integralmente, dentre outros.

 

Fonte: Procon-SP


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