Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

DPE-RS: Defensoria gaúcha alerta para possíveis golpes envolvendo reembolsos do Banco do Brasil

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025, 18h14

 

Após acordo firmado entre Banco do Brasil e Banco Central, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) alerta para a possibilidade de golpes envolvendo o processo de reembolso informado pela instituição bancária.

 

Golpistas podem se aproveitar deste momento para tentar obter dados e informações pessoais, senhas e informações bancárias de forma fraudulenta por telefone, e-mail ou mensagens de texto. A DPE adverte ainda para que os cidadãos fiquem atentos a links suspeitos e informa que o banco jamais pedirá que o usuário faça transações via PIX.

 

Na última segunda-feira (3), o Banco do Brasil assinou um termo de compromisso com o Banco Central, comprometendo-se a devolver R$ 20,6 milhões a 1.593.043 correntistas. O reembolso será realizado aos clientes que se enquadram em duas situações específicas:

 

1 – Microempreendedores Individuais (MEIs) que pagaram taxas de juros superiores a 8% no cheque especial, entre 6 de janeiro de 2020 e 3 de outubro de 2022.
2 – Clientes que pagaram pela segunda via de cartões de débito ou crédito entre 2 de maio de 2013 e 20 de junho de 2024.

 

Os pagamentos serão efetuados ao longo de um período de 12 meses, e os clientes que tiverem seus dados bancários atualizados receberão o reembolso diretamente na fatura do cartão de crédito ou por depósito em conta. Caso contrário, o Banco do Brasil entrará em contato diretamente com os correntistas.

 

Recomendações para evitar fraudes:


• Atualize seus dados diretamente no Banco do Brasil.
• Não forneça dados pessoais, senhas ou números de conta a desconhecidos.
• Desconfie de mensagens ou ligações que solicitam qualquer tipo de pagamento ou dados bancários relacionados ao reembolso.
• Em caso de dúvidas, entre em contato diretamente com o Banco do Brasil por meio de seus canais oficiais.

 

A Defensoria Pública possui o Núcleo de Defesa do Consumidor e Tutelas Coletivas (NUDECONTU) e está à disposição para orientar e proteger os direitos dos consumidores.

 

Fonte: DPE-RS


topo