TJAP: Sistema Eletrônico de Informações, voluntariado e fiscalização do Procon são destaques no JudiciRádio Notícias desta quarta-feira (27/11)
quarta-feira, 27 de novembro de 2024, 15h44
.png)
O programa JudiciRádio Notícias trouxe, nesta quarta-feira (27), temas de relevância para a sociedade com uma abordagem prática e descontraída. Com apresentação de Fernanda Ferreira e Ricardo Medeiros, a edição abordou avanços tecnológicos no Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), orientações sobre direitos do consumidor e uma celebração emocionante dedicada ao voluntariado. O programa pode ser assistido na íntegra no canal do Youtube do TJAP.
TJAP avança na implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
O JudiciRádio Notícias entrevistou o secretário de Sistemas do TJAP, Luiz Henrique Paranhos, que detalhou a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no Tribunal. Paranhos destacou como o SEI transformará os processos administrativos com a promoção de mais agilidade, transparência e economia. "A página oficial do SEI já está disponível para acesso público no Portal do TJAP. Ela oferece informações completas, desde manuais e tutoriais até dicas práticas e contatos para suporte técnico", explicou Paranhos.
O SEI, desenvolvido originalmente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), elimina o uso de papel, integrando a gestão de processos eletrônicos. O sistema é utilizado por mais de 400 órgãos públicos, incluindo o Supremo Tribunal Federal e o Conselho Nacional de Justiça.
Procon-AP inicia operação “Fim de Ano”
No estúdio, também recebemos Lana Silva, chefe de Fiscalização do Procon-AP, e Marta França, assessora jurídica do órgão, que apresentaram a “Operação Fim de Ano”. Segundo Lana, o objetivo é aproximar o Procon dos consumidores durante o período de maior movimento no comércio. "A ação inclui fiscalizações itinerantes e orientações educativas para lojistas e consumidores, principalmente nas vendas de Natal e Black Friday", afirmou.
Na primeira etapa, a equipe está revisitando lojas na Zona Norte de Macapá. Marta França complementou que "essa abordagem educativa é essencial para garantir que as relações de consumo ocorram de forma justa e equilibrada".
Uma vida dedicada ao voluntariado
O programa encerrou com uma homenagem a Guilherme Lisboa de Montalvão, que celebrou seus 88 anos de vida e 36 anos de voluntariado na área da infância e da juventude. Seu Montalvão, como é carinhosamente chamado, começou sua trajetória voluntária no Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Macapá em 1989.
Com humildade e dedicação, ele ajudou a transformar a vida de muitas crianças e adolescentes. "O voluntariado não é um sacrifício, é um propósito. É minha forma de retribuir à sociedade tudo o que recebi ao longo da vida. Estou feliz por estar aqui com vocês e poder celebrar mais um ano de vida", afirmou emocionado.
Fonte: TJAP