Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Agência Câmara de Notícias: Projeto exige atendimento humano nos serviços para o consumidor

sexta-feira, 04 de outubro de 2024, 15h23

 

O Projeto de Lei 2241/24 determina que, em qualquer tipo de serviço de atendimento remoto ao consumidor oferecido por empresas no Brasil, a primeira opção disponibilizada para interação deve ser o atendimento humano.

 

Pelo texto em análise na Câmara dos Deputados, será considerado atendimento humano aquele realizado por pessoa natural, capacitada e habilitada a prestar assistência, esclarecimentos e soluções para as solicitações do consumidor.

 

Sem prejuízo de indenizações, o descumprimento à futura lei sujeitará o infrator a:

 

► Advertência, na primeira infração; e

► Multa de 10% do faturamento bruto do último exercício, limitada a R$ 1 milhão, na reincidência.

 

“É necessário reconhecer que atendimentos automatizados, como os realizados por robôs, nem sempre conseguem suprir as necessidades dos consumidores de forma satisfatória”, disse o autor da proposta, deputado Chico Alencar (Psol-RJ).

 

Próximos passos


O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias


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