MPGO RECOMENDA À SANEAGO E AO MUNICÍPIO DE CRISTALINA QUE FORNEÇAM ÁGUA POTÁVEL AOS MORADORES DO DISTRITO DE CAMPOS LINDOS ATÉ CONCLUSÃO DE OBRAS DE SISTEMA DE ABASTECIMENTO
quinta-feira, 25 de agosto de 2022, 14h11
O Ministério Público de Goiás (MPGO) recomendou à Saneamento de Goiás S/A (Saneago) e ao município de Cristalina que forneçam água potável aos moradores do Distrito de Campos Lindos até que sejam efetivamente concluídas as obras do sistema de abastecimento do local. O promotor de Justiça Caio Affonso Bizon fixou o prazo de 20 dias para informação sobre as providências adotadas, sob pena da adoção de outras medidas. A questão tem sido tema de tratativas com as autoridades locais e representantes da Saneago desde o início do ano (leia no Saiba Mais).
O promotor de Justiça esclarece que o problema de abastecimento de água no distrito é antigo no que se refere à falta de operação da Saneago e, por consequência, da ausência de sistema de abastecimento de água, o que coloca em risco a saúde daquela população, conforme já apurado pelo MP. Isso porquê a própria Vigilância Sanitária Municipal constatou amostras insatisfatórias para consumo humano no local, devido à presença de bactérias indicadoras de contaminação fecal.
Em relação à regularidade da prestação de serviços, a Saneago informou que as ações previstas e as que estão em andamento - a interligação dos poços, caixas de reunião, adutoras, duas estações de tratamento de água compactas e reservatórios - para que a água de qualidade chegue à população de Campos Lindos devem ser concluídas em meados do segundo semestre de 2023. Assim, até lá, medidas alternativas deverão ser adotadas (leia aqui a íntegra do documento), conforme recomendado pelo MPGO.
Fonte: MPGO