Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Estudo revela ligação entre narcotráfico e crimes ambientais no Brasil

segunda-feira, 19 de junho de 2023, 14h13

A Rede de Observatórios da Segurança divulgou nesta segunda-feira (19) um estudo que traça a ligação entre o narcotráfico e os crimes ambientais. Segundo o estudo, “as comunidades da floresta, periferias rurais e regiões do interior do Brasil estão cada vez mais conectadas nas redes nacionais e internacionais do crime organizado, a ponto de não fazer mais sentido diferenciar violência urbana da rural”.

 

A pesquisa teve como título “Além da floresta: crimes socioambientais nas periferias” e reuniu vários pesquisadores do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania que analisaram dados obtidos via Lei de Acesso à Informação com as secretarias de segurança pública de sete estados: Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. O estudo mapeou tanto os crimes cometidos contra populações tradicionais, como quilombolas e indígenas, quanto os crimes ambientais (grilagem de terras, exploração ilegal de madeira e garimpo em áreas não autorizadas). 

 

Um dos pontos que mais ganhou destaque na pesquisa foi o processo de dominação de territórios no norte e nordeste por facções criminosas do sudeste, o que inclui tanto as áreas de fronteiras, quanto as cidades pequenas, os centros urbanos, os quilombos e as aldeias indígenas. Além das microcriminalidades, como roubos de motos e celulares houve um aumento drástico de conflitos armados entre grupos rivais, tráfico de drogas e exploração ilegal de insumos florestais. 

 

 

 

Fonte: Canal Ciências Criminais


topo