Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

SENAPPEN realiza I Encontro de Saúde e Qualidade de Vida com foco na valorização da vida e bem-estar dos servidores

terça-feira, 23 de setembro de 2025, 14h04

Inteligência emocional, comunicação empática, gestão do estresse, psicologia positiva organizacional e teoria do afeto aplicada às organizações foram temas abordados no evento.

 

Saúde e qualidade de vida (2).jpeg

 

Brasília/DF, 22/09/2025 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) promoveu o I Encontro de Saúde e Qualidade de Vida, em alusão à campanha Setembro Amarelo. O evento reuniu servidores da sede e das unidades prisionais integrantes dos Núcleos de Saúde e Qualidade de Vida para dois dias de palestras, ações integrativas e reflexões sobre saúde mental, bem-estar e valorização da vida.

 

O evento, realizado na sede da SENAPPEN, contou com uma programação diversificada que abordou temas como inteligência emocional, comunicação empática, gestão do estresse, psicologia positiva organizacional e teoria do afeto aplicada às organizações. A iniciativa reforçou o compromisso da instituição com o cuidado integral dos profissionais que atuam na execução penal.

 

O primeiro dia foi marcado pelas palestras “Saúde nos Estados”, com Kleber Carlos, e “Guardiões da Vida”, ministrada pelo Tenente-Coronel QOBM José Edir Paixão de Sousa e pelo Sargento BM Luiz Henrique Amorim Feitosa, com transmissão ao vivo pelo Microsoft Teams.

 

No segundo dia, a neuropsicóloga Karoline Bernardes Torres abriu as atividades com a palestra “Gestão do Estresse no Serviço Público”, seguida por Danielle Currlin, que abordou a saúde mental sob a ótica da psicologia positiva. A tarde trouxe reflexões sobre a teoria do afeto nas organizações com a PPF Christianne Chemim.

 

“Foi um espaço de escuta e acolhimento que nos lembrou da importância de cuidar de quem cuida. Saímos mais fortalecidos, com ferramentas práticas e emocionais para enfrentar os desafios do dia a dia”, afirma Alessandra Nunes organizadora do evento.

 

FONTE: Divisão de Comunicação da SENAPPEN


topo