TJAP.Dignidade e cuidado: família formaliza acordo em audiência de conciliação para regularizar cuidado integral a idosa de 100 anos
sexta-feira, 15 de agosto de 2025, 12h49

Com o objetivo de formalizar os cuidados e ações para o bem-estar físico, emocional, financeiro de uma idosa de 100 anos, o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do 2º Grau (Cejusc 2º Grau), promoveu, na manhã desta quinta-feira (14), uma audiência pré-processual (presencial e virtual). O encontro foi solicitado pelas filhas da senhora Maria Adelaide Alves Oliveira, a “Dona Dedé”. Eles buscaram a via da conciliação para oficializar o compromisso com a atenção integral e cuidados com a matriarca de 11 filhos.
Durante a audiência, os familiares e profissionais do Poder Judiciário se emocionaram em razão do amor e zelo em relação à cidadã centenária. Conduzida pela conciliadora Nilce Helena Ferreira, a Sessão resultou em um acordo que definiu responsabilidades e assegurará que o cotidiano da idosa seja tranquilo.
Na oportunidade, cinco filhas assumiram responsabilidades como ir ao banco, hospital, farmácia, supermercado, receber pensão, acompanhar em consultas médicas, comprar medicamentos e fazer serviços bancários, entre outros, para evitar deslocamentos da idosa - além da alimentação e higiene pessoal da matriarca. Tudo em sistema de rodízio.
Uma das filhas, a policial militar Ana Lucilvânia, destacou que os cuidados com a mãe já são adotados pelas filhas há anos, mas o objetivo da audiência foi registrar, de forma clara e juridicamente respaldada, o que já se fazia no cotidiano: atenção constante, acompanhamento de saúde e acolhimento afetivo.
“Fizemos isso para a saúde e bem-estar dela. Nossa mãe, Adelaide, é pessoa muito alegre e nutrimos amor por ela. Faremos tudo que for possível para a que ela fique bem em todos os sentidos, emocional e físico. Ou seja, retribuiremos tudo que fez nós, não somente com os filhos, mas os também com netos”, detalhou Ana Lucilvânia.
Natural do Ceará (CE), Dona Dedé completou 100 anos no dia 29 de janeiro de 2025. A centenária manifestou satisfação com o resultado e agradeceu sua família pelo empenho em zelar por seu bem-estar. Ela enfatizou a alegria em ter o amor e o cuidado das filhas.
“Estou muito feliz e grata pelo amor e zelo. Ver meus filhos reunidos para decidirem como cuidar de mim é uma maravilha”, destacou a idosa.
A conciliadora do TJAP, Nilce Helena Ferreira, explicou que as filhas procuraram o Cejusc Casa de Justiça e Cidadania para que fosse formalizado o acordo que os filhos fizeram sobre os cuidados com Dona Dedé.
“Foi mais uma audiência que conseguimos reunir toda a família, todas as filhas que moram aqui presencialmente e por videoconferência, os outros filhos que residem em outros estados. Para nós do TJAP é uma honra podermos fazer essa sessão agradável. Como é bonito ver as filhas assumirem essa responsabilidade hoje pela Dona Adelaide. Estou emocionada e feliz em realizar este trabalho, que serve de exemplo”, pontuou Nilce Helena.
Fonte: TJAP