MPMT SUSTENTÁVEL
Copos e canecas reutilizáveis começam a ser enviados para as unidades do interior
terça-feira, 02 de agosto de 2022, 17h00
Os copos de alumínio e canecas de porcelana reutilizáveis, distribuídos pela Comissão de Gestão Socioambiental do Ministério Público de Mato Grosso, começaram a ser enviados para as unidades do interior esta semana. Para alinhar a entrega e o reforço da campanha socioambiental, foi realizada uma reunião virtual na tarde desta terça-feira, com cerca de 70 servidores auxiliares das coordenadorias das Promotorias de Justiça. O objetivo da iniciativa é preservar o meio ambiente e os recursos naturais, bem como estimular o consumo consciente entre os integrantes da instituição.
“A Comissão de Gestão Socioambiental vem, desde o ano passado, discutindo e implementando ações ambientais dentro da instituição visando estimular a cultura da sustentabilidade. Assim, estamos promovendo uma campanha para redução do uso de descartáveis, redução de impressões, utilização de energia solar com apoio do Departamento de Engenharia, entre outras. Os benefícios vão além da economia. Buscamos uma nova visão socioambiental dentro da instituição que, como agente de transformação e responsável pela proteção do meio ambiente, precisa dar o exemplo”, revelou a presidente da comissão, promotora de Justiça auxiliar da PGJ Claire Vogel Dutra.
Conforme a promotora, a distribuição do kit reutilizável pretende reduzir o consumo de copos descartáveis dentro do MPMT, bem como a geração de lixo. “Todos vão receber o material, membros, servidores, estagiários e colaboradores terceirizados. A ideia é que os descartáveis fiquem disponíveis somente para o público externo”, acrescentou, reforçando que conta com o apoio dos participantes da reunião para se tornem multiplicadores dessa cultura.
A bióloga Claudineia Lizieri dos Santos, do Centro de Apoio Operacional (CAO) Meio Ambiente Natural, informou que a distribuição dos copos e canecas é uma ação da campanha de formação da mentalidade ambiental, que compõe o Programa de Gestão Socioambiental MPMT Sustentável. “A educação ambiental é um grande desafio para todos nós, até porque não faz parte do nosso cotidiano e nem da nossa formação escolar básica. E, quando pensamos na campanha, foi com o intuito de levar informação ao público interno, para que pudéssemos sensibilizar e formar essa consciência”, apontou.
Claudineia Lizieri ainda fez um convite para que cada integrante do Ministério Público seja protagonista da campanha. “Isso significa atuar zelando pelos bens naturais e pela saúde do meio ambiente dentro e fora da instituição, em um contexto planetário. Todos somos responsáveis por fazermos algo que possa contribuir para o mundo”, acrescentou. A bióloga ainda apresentou o site do Programa MPMT Sustentável, os vídeos da Mascote Emi e divulgou o e-mail falaemi@mpmt.mp.br para envio de dúvidas, sugestões e boas práticas sustentáveis.
Também participaram da reunião o diretor-geral do MPMT, Ricardo Dias Ferreira, a chefe do Departamento de Apoio Administrativo (DAA), Susana Fátima dos Santos, e o gerente de Materiais Marcos Aurelio Borges Nogueira.
Saiba mais - O Programa de Gestão Socioambiental contempla três frentes: Racionalização de recursos naturais e bens públicos, gestão de resíduos gerados e sensibilização. A distribuição dos copos e canecas foi mais uma ação da Comissão de Gestão Socioambiental visando estimular a adoção de atitudes e procedimentos que impliquem o uso racional de materiais de consumo diário e recursos naturais. A iniciativa vai ao encontro das diretrizes do Planejamento Estratégico Institucional.
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)