GESTÃO AMBIENTAL NO MPMT
Comissão é reformulada e retoma calendário de reuniões
por CLÊNIA GORETH
quinta-feira, 02 de setembro de 2021, 11h45
![]()
A Comissão de Gestão Ambiental do Ministério Público do Estado de Mato Grosso passou por alterações em sua composição e nesta semana retomou o calendário de reuniões. Os trabalhos serão presididos pela promotora de Justiça auxiliar da Procuradoria-Geral de Justiça, Claire Vogel Dutra. A vice-presidência é ocupada pela promotora de Justiça que atua na área ambiental Maria Fernanda Corrêa da Costa.
A Comissão é composta ainda pelo diretor-geral do MPMT, Ricardo Dias Ferreira, na função de secretário, e pelos chefes de departamentos da Procuradoria-Geral de Justiça. Na reunião promovida nesta semana, os participantes destacaram a necessidade de realização de campanhas institucionais para sensibilização sobre vários temas relacionados à área ambiental.
A equipe também discutiu a importância do uso de energia solar nas unidades do MP. De acordo com informações do Departamento de Engenharia, duas unidades foram contempladas, por meio de seleção em chamada pública, com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) executado pela Energisa Mato Grosso, com base em critérios definidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Além da sede das Promotorias de Justiça, o projeto também está sendo desenvolvido na Procuradoria-Geral de Justiça.
Com investimentos da ordem de R$ 1,161 milhão, as melhorias que estão sendo efetuadas nos dois prédios proporcionarão um consumo mais eficiente de energia, com benefício econômico anual de R$ 254.806,27. Com os dois projetos, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso deve economizar 684,93 megawats hora/ano (MW/h). A chamada pública que contempla esses dois projetos ocorreu em 2019.
A promoção de ações de sustentabilidade e de eficientização no uso dos recursos naturais é um dos objetivos estratégicos estabelecidos no Planejamento Institucional (2020-2023).