RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
MPMT distribui internamente copos térmicos e canecas reutilizáveis
sexta-feira, 08 de julho de 2022, 08h00
Com o objetivo de preservar o meio ambiente e os recursos naturais, bem como estimular o consumo consciente entre membros e servidores do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), a Comissão de Gestão Socioambiental da instituição iniciou nesta quinta-feira (7) a distribuição para o público interno de corpos térmicos e canecas reutilizáveis. Membros e servidores da sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá foram os primeiros a receber. A ação, que faz parte da Campanha de Formação da Mentalidade Ambiental do Programa MPMT Sustentável, conta com apoio do Núcleo Vida Plena.
“É uma iniciativa bacana, que vai refletir em menos impactos ao meio ambiente. É melhor um copo reutilizável do que o descartável, além de ser esteticamente mais bonito. Precisamos fazer a nossa parte, cuidar desses copos recebidos e economizar recursos”, defendeu a servidora Hajimy Claudia Wada da Silva, da 20ª Promotoria Criminal de Cuiabá.
A entrega foi realizada pelas promotoras de Justiça Maria Fernanda Corrêa da Costa, do Núcleo de Defesa Ambiental Natural e da Ordem Urbanística, e Valnice Silva dos Santos, diretora das Promotorias de Justiça de Cuiabá, e pela equipe da Comissão de Gestão Socioambiental. Os integrantes que não pegaram o kit, poderão retirar depois, diretamente com o servidor Alício Xavier Dias Pereira.
“Escolhemos as Promotorias de Justiça de Cuiabá para dar o pontapé inicial no nosso projeto, para mostrarmos para a sociedade que somos um Ministério Público Sustentável. Se exigimos de fora uma atitude responsável e com compromisso, precisamos fazer isso dentro de casa”, destacou Maria Fernanda Corrêa da Costa. A promotora contou que serão instaladas pias nos andares do prédio para uso dos membros e servidores, e sugeriu que as pessoas identifiquem seus copos para que não misturem ou percam.
“Podemos dizer que nenhum de nós vai mudar o mundo todo, mas cada um de nós pode fazer uma parte. Então eu quero dizer que vocês aqui são muito bem-vindos e que precisamos começar a dar o exemplo. Todos aqui temos extrema importância em todas as funções que desempenhamos e na função de mostrar para a sociedade que estamos adotando um posicionamento sustentável”, acrescentou.
A promotora de Justiça Valnice Silva dos Santos demonstrou apoio incondicional à campanha e destacou a importância dela para a preservação do meio ambiente. “Peço a vocês que usem o copo e a caneca, e que deixem aqui na Promotoria ou dentro da bolsa ou mochila para serem usadas no ambiente de trabalho”, lembrou.
Por último, a bióloga Claudineia Lizieri, do Centro de Apoio Operacional (CAO) Meio Ambiente Natural, conclamou os integrantes da instituição a criar o hábito de usar o copo de alumínio e a caneca de porcelana. “Vamos assumir esse compromisso. E que, como diz a Emi, nossa mascotinha, seremos protagonistas dessa campanha. Ser protagonista é agir aqui dentro e propagar a ideia. Espero que, a partir de hoje, com essa entrega, façamos um compromisso com a instituição, com o planeta, com a nossa qualidade de vida, contribuindo da forma que podemos contribuir”, enfatizou.
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)