EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO MPMT
Economia com troca de 3.705 lâmpadas daria para abastecer 124 residências
por CLÊNIA GORETH
quarta-feira, 28 de abril de 2021, 16h22
Com a substituição de 3.705 lâmpadas, ocorrida com a efetivação do Programa de Eficiência Energética, a sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá terá uma redução no consumo de energia de 224,53 megawats hora/ano (MW/h). A energia economizada seria suficiente para alimentar diariamente 124 residências com consumo de 150 Kwh/mês. A informação constou na apresentação da empresa Eden Tecnologia realizada nesta terça-feira (27) durante treinamento virtual sobre eficiência energética, destinado a membros, servidores, estagiários e terceirados que atuam na sede das Promotorias de Justiça da Capital.
O objetivo da iniciativa foi difundir as práticas de eficiência energética para redução do consumo de energia no ambiente de trabalho e também nas residências dos integrantes da instituição. No treinamento foram repassadas dicas para redução do consumo na utilização dos chamados “vilões”, como chuveiro elétrico, ar condicionado, geladeira e ferro para passar roupa.
Em relação ao chuveiro elétrico, por exemplo, os consultores explicaram que o simples ato de colocá-lo na posição “verão” proporciona economia considerável ao final do mês. Enquanto que na posição “inverno” o consumo diário relativo a dois banhos de 15 minutos seria equivalente a 5,5 Kw, na posição “verão” o consumo cairia para 3,5 Kw.
No que diz respeito à geladeira, a orientação é para que o consumidor fique atento à quantidade de vezes que abre a porta do equipamento eletrodoméstico; à quantidade de alimentos armazenados, se está dentro da capacidade; à temperatura do alimento que vai para a geladeira e também à temperatura interna selecionada.
MAIS UNIDADES - Além da sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá, a Procuradoria-Geral de Justiça também foi contemplada, por meio de seleção em Chamada Pública, com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) executado pela Energisa Mato Grosso, com base em critérios definidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A seleção dos projetos ocorreu em 2019.
Para este ano, projetos de pelos menos mais 10 unidades do MP de grande porte, incluídas no Grupo A, também serão inscritos para concorrerem ao programa. De acordo com a Energisa, a inscrição para a chamada pública deve ocorrer no segundo semestre.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - A promoção de ações de sustentabilidade e de eficientização no uso dos recursos naturais é um dos objetivos estratégicos estabelecidos no Planejamento Institucional (2020-2023). Sob responsabilidade da Procuradoria-Geral de Justiça, por meio dos Departamentos de Apoio Administrativo (DAA) e de Engenharia (Denge), o referido objetivo estratégico estabelece três macroações. Ao DAA compete o desenvolvimento de iniciativas que promovam a sustentabilidade socioambiental e a redução de custos administrativos e modernização e sustentabilidade da frota de veículos. E ao Denge, a substituição de energia não renovável pela renovável.
O projeto de eficiência energética também vai ao encontro das metas estabelecidas pelo programa de qualidade de vida no trabalho “Vida Plena - MPMT pensando em você”, no que se refere à sustentabilidade.