Cooperação do MP-AP com o Senac qualifica jovens de Pracuúba
sexta-feira, 20 de dezembro de 2019, 16h56
A cooperação técnica formalizada pelo Ministério Público do Amapá (MP-AP) com o Sistema Fecomércio (AP), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), tem por objetivo a qualificação para inserção dos jovens no mercado de trabalho. Nesta quinta-feira (19), aconteceu a cerimônia de certificação do Curso para Operador de Computador, realizada no município de Pracuúba, distante 256 quilômetros da capital amapaense.
A capacitação ministrada na Carreta-Escola do Senac, pelo professor Rodrigo Nunes, formou 76 alunos da sede do município e das comunidades do Breu e Flexal. O MP-AP foi responsável pelo apoio logístico e operacional do curso, inicialmente previsto para formação de uma turma, e devido à grande procura, o Município entrou na parceria e viabilizou a qualificação de mais 37 jovens que concluíram esta semana a carga horária de 196 horas/aula.
A prefeita de Pracuúba, Belize Ramos, elogiou e agradeceu a iniciativa, que envolveu o esforço coletivo e trabalho das instituições parceiras. Na ocasião, anunciou a formalização de um convênio com CIEE para contratação de 30 estagiários para prestarem serviços de operador de computador nas secretarias municipais. “O MP-AP e o Senac farão a seleção dos 30 alunos que obtiveram a maiores notas durante o curso”, informou a gestora municipal.
“Parcerias como do MP-AP nos ajudam a levar educação profissional para os municípios. Fico feliz com essa notícia de contratação para estagiários, oportunidade que vocês terão de colocar em prática todo o aprendizado que receberam”, manifestou a coordenadora pedagógica do Senac, Carla Helyenai.
A procuradora-geral de Justiça designou os servidores José Vilas-Boas, gerente do programa de Qualidade de Vida da instituição, e os chefes de seção dos Departamentos Financeiro (Definc), e de Apoio Administrativo (Depad), Raimundo Régio de Sousa e Adolfo Melo, respectivamente, para participarem da cerimônia pelo MP-AP. O intuito é oportunizar aos servidores da área administrativa o conhecimento sobre as ações desenvolvidas pela instituição por meio da participação na apresentação dos resultados das cooperações técnicas, ações e eventos interinstitucionais.
“Mais uma capacitação realizada com sucesso. Nós do MP-AP estamos em parceria com o Senac nesta modalidade de curso desde 2017 e já iniciamos as tratativas para 2020 levarmos o curso para os jovens dos municípios de Cutias, Itaubal, Amapá e Calçoene”, comemorou Vilas-Boas.
FONTE: www.mpap.mp.br


