Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

SAÚDE MENTAL

Feijó: MPAC cobra providências da Prefeitura quanto ao atendimento de saúde mental

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019, 16h51

 

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por intermédio da Promotoria de Justiça de Feijó, realizou nesta segunda-feira, 30, reunião com gestores do município e representantes do Conselho de Saúde, para discutir questões relacionadas ao atendimento de saúde mental aos cidadãos.

 

Participaram da reunião o promotor de Justiça Substituto da Comarca de Feijó, Juleandro Martins de Oliveira, o secretário Municipal de Saúde, Eronildo Oliveira de Souza, a secretária Municipal de Assistência Social, Roseane Vila Nova Felício Lima, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Francisco Machado Dantas, e o primeiro secretário do Conselho Municipal de Saúde, Saulo Fontenele Faustino.
 

O promotor de Justiça, Juleandro Martins de Oliveira, explicou que são muitas as demandas em saúde mental no município de Feijó, por isso é urgente a implementação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
 

“ O CAPS vai atuar como regulador da porta de entrada do paciente na rede de saúde mental, além do que evitará internações compulsórias desnecessárias e garantirá um atendimento de saúde mental mais humanizado, conforme preconizado pela Política Nacional de Saúde Mental”, disse o promotor.
 

A Secretaria de Saúde se comprometeu a apresentar no prazo de 15 dias um levantamento dos profissionais com formação em saúde mental que atuam no município, com a finalidade de formar uma equipe técnica de referência capacitada para prestar atendimento.
 

O secretário de Saúde, Eronildo Oliveira de Souza, informou que a gestão municipal irá realizar estudo de impacto financeiro para implantação de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no município de Feijó.
 

“Estamos trabalhando para implantarmos um CAPS no município. Dentro de 90 dias vamos apresentar ao Ministério Público o cronograma de implantação desse equipamento”, disse Eronildo Oliveira de Souza.
 

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são equipamentos públicos de saúde, constituídos por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.
 

Fonte: MPAC


topo