Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TJAM: "Projeto Portas Abertas", da Esmam, recebe jovens participantes do "Parlamento Jovem 2025"

quinta-feira, 27 de novembro de 2025, 12h49

A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) recebeu, na manhã de quarta-feira (25/11), os participantes do Programa Parlamento Jovem 2025, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), em uma edição especial do Projeto “Portas Abertas – Conhecendo o Poder Judiciário Amazonense”.

 

O evento teve início com uma palestra ministrada pela juíza Dinah Câmara, titular da 1.ª Vara de Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes, que compartilhou com os presentes sua trajetória no meio judiciário, a fim de incentivar os jovens parlamentares.

 

“Hoje recebemos os jovens do Parlamento Jovem, que, desde muito cedo, já se interessam em seguir por um caminho público. Então, apresentar também o Direito traz a eles uma outra opção de carreira que seja interessante seguirem”, disse a magistrada.

 

Após a palestra, os estudantes visitaram o Tribunal Pleno, acompanhados do desembargador Délcio Luís Santos, que compartilhou experiências sobre o início da carreira no Direito e diversos aspectos da jurisdição.

 

Cassandra Serejo Cabral dos Anjos, coordenadora do Programa de Educação Cidadã da Aleam, falou sobre a importância de levar os jovens parlamentares a conhecer o Poder Judiciário.

 

“No programa Parlamento Jovem, nós mostramos para eles, com proficiência, qual é o papel de cada poder: o papel do Legislativo, do Executivo e do Judiciário. Hoje tivemos essa boa oportunidade de participar desse evento aqui, na companhia da Esmam, para que eles se posicionem e vejam aonde eles podem chegar, já que a maioria nutre bastante interesse pela área de direito, querem ser operadores do direito”, disse.

 

Os participantes da atividade revelaram suas impressões e agradecimentos por terem conhecido de perto o Tribunal de Justiça do Amazonas.

 

“Ronald Cicílio Quintelo dos Santos, de 16 anos, declarou: ‘ conhecer toda essa ideia jurídica é uma experiência agradável. Eu agradeço muito por projetos como o Parlamento Jovem e o Portas Abertas, por abrirem as portas para mim”, falou.

 

Já a aluna Kezia Nascimento, de 18 anos, complementou: “Eu achei uma experiência, a princípio, muito gratificante. O desembargador disse que as sessões são públicas, e eu fiquei bastante interessada em vir aqui novamente para assistir”, comentou.

 

O Parlamento Jovem é um programa educativo que simula o funcionamento do Poder Legislativo, promovendo a cidadania e a democracia entre estudantes do ensino fundamental e médio. Os participantes assumem o papel de deputados ou vereadores e vivenciam o processo legislativo ao debater e propor projetos de lei, como parte de uma jornada de aprendizado político.

 

 

FONTE: TJAM


topo