UNICEF participa de encontro do presidente Lula com adolescentes na Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
quarta-feira, 08 de outubro de 2025, 12h34
O representante do UNICEF no Brasil, Joaquin Gonzalez-Aleman, participou nesta quarta-feira (8) de um evento com a presença do presidente Lula e de ministros de Estado para dialogar com crianças e adolescentes sobre meio ambiente, mudanças climáticas e educação ambiental. O encontro aconteceu durante VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em Luziânia (GO), que reúne até esta sexta-feira cerca de 800 participantes de todo o País, incluindo estudantes, professores e representantes das comissões organizadoras estaduais.
A VI Conferência é realizada pelos ministérios da Educação, do Meio Ambiente e Mudança do Clima e da Ciência, Tecnologia e Inovação, e contou com o apoio do UNICEF. O ministro da Educação Camilo Santana, a ministra do Meio Ambiente Marina Silva e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência Márcio Macedo também estiveram presentes no palco, junto a adolescentes e jovens que discursaram na ocasião e ao representante do UNICEF.
“Para o UNICEF foi uma honra apoiar essa Conferência, que é um formato de participação que é muito próprio do Brasil. Nós defendemos que as crianças e os adolescentes têm o direito de participar das decisões que impactam suas vidas. E nós, adultos, precisamos deles. Nós precisamos das experiências, ideias e habilidades deles, que são únicas, e que podem nos guiar, nos provocar, nos demandar a agir”, diz Joaquin Gonzalez-Aleman.
No evento, ao receber uma carta das delegações, o presidente Lula reafirmou o compromisso do Brasil com a inclusão das perspectivas de crianças e adolescentes nos debates e negociações antes e durante a COP 30. "Nós vamos ter a reunião de chefes de Estado em Belém. E eu quero entregar uma carta dessa, Marina [Silva, ministra do Meio Ambiente], para cada presidente de país estrangeiro que chegar aqui no Brasil. Eu quero que eles saibam o grau de maturidade climática que tem o nosso jovem", disse ele.
Conferência
Esta é a sexta edição da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que acontece desde 2003 e já envolveu mais de 20 milhões de pessoas no período. Em 2025, o processo até o evento mobilizou 8.732 escolas em todo o país, das quais 1.293 escolas estavam localizadas em áreas de risco socioambiental, 1.478 escolas ficam na zona rural, 186 são escolas indígenas e 139, escolas quilombolas.
FONTE: UNICEF