TJRN: Psicólogas da 2ª Vara da Infância e Juventude de Natal apresentam trabalho sobre entrega voluntária em congresso
segunda-feira, 29 de setembro de 2025, 12h51
As psicólogas Ana Andréa Barbosa Maux e Joelma Gomes de Aguiar, que atuam na 2ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Natal, apresentaram, no V Congresso Internacional de Fenomenologia Existencial, o trabalho “Pariu, mas não é mãe: o acompanhamento de gestantes que decidem pela entrega do bebê para adoção”, compartilhando a experiência de um acompanhamento técnico e jurídico de gestantes que manifestam o interesse em realizar a entrega voluntária do seu bebê.
O estudo buscou destacar o papel da psicologia no Judiciário potiguar e discutir os desafios enfrentados na assistência a situações dessa natureza. A apresentação contemplou, além dos casos de entrega voluntária, as dificuldades encontradas pela psicologia na interface com o sistema de Justiça e as possíveis estratégias de atuação, fomentando, ainda, a reflexão sobre esse tipo de prática profissional.
Este ano, o congresso teve como tema "A Era Digital e o Sofrimento Existencial: para onde caminhamos?" e foi realizado entre os dias 24 e 26 de setembro no Hotel Praiamar, em Natal. Durante o evento, promovido pelo Núcleo Poiesis de Psicologia Fenomenológica, foram realizadas mesas-redondas e conferências.
Em uma das mesas realizadas, a psicóloga Ana Andréa realizou a apresentação de outro trabalho, intitulado "A psicologia na era digital: navegando entre os tempos psicológico e jurídico diante do sofrimento existencial".
Segundo a profissional, que fez parte da Comissão Científica do evento, "a participação no congresso, além da troca de experiências e aprendizados, serve para difundir o trabalho da psicologia jurídica e qualificação das profissionais".
FONTE: TJRN