TJPB: Mentorias sobre SNA serão realizadas para todas unidades judiciárias da Infância e Juventude
quarta-feira, 10 de setembro de 2025, 13h33
A Coordenadoria da Infância e Juventude (Coinju) do Tribunal de Justiça da Paraíba, em parceria com a Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), divulgou um cronograma voltado à realização de mentoria sobre o ‘Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento: Funcionalidades e Atualizações’, em todas as unidades judiciárias do Poder Judiciário estadual com competência em na área da Infância e Juventude, no período de setembro a dezembro deste ano. A Ceja faz parte da Corregedoria-Geral de Justiça.
A iniciativa faz parte do Projeto ‘SNA ao Alcance’ e ocorre em continuidade à formação de magistrados(as) e servidores(as) do TJPB. Nesse período, serão promovidos 11 encontros virtuais, alcançando 54 unidades judiciárias de todas as regiões do Estado. Um Curso a respeito do SNA já capacitou 110 participantes, das seis circunscrições judiciárias, entre os meses de julho e agosto deste ano.
De acordo com a psicóloga do TJPB e chefe da Seção de Adoção do Fórum da Infância e Juventude de João Pessoa, Miúcha Lins Cabral, a ação ‘SNA ao Alcance’ faz parte de um esforço contínuo para fortalecer e oferecer suporte ao Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA).
“O objetivo dessa ação é possibilitar um atendimento mais individualizado às unidades judiciárias, com a finalidade de assegurar o uso qualificado do Sistema Nacional de Adoção, corrigir alertas, elucidar dúvidas e uniformizar os procedimentos em todo o Estado”, comentou Miúcha Lins, que presta apoio técnico à Coordenadoria da Infância e Juventude do TJPB
Para o cumprimento do cronograma dos cursos, cada Comarca deverá designar um(a) representante, impreterivelmente, responsável por apresentar as demandas da unidade judiciária.
A ação “SNA ao Alcance” disponibilizará atendimentos às unidades judiciárias em onze encontros, sempre às segundas-feiras, no período das 8h às 12h, por meio de videoconferência. O atendimento será direcionado a magistrados(as), seus auxiliares no SNA e membros das equipes multidisciplinares que operacionalizam o sistema, seguindo o cronograma.
Clique aqui para conferir o cronograma.
FONTE: TJPB