MP-AP promove curso sobre elaboração de planos de parentalidade centrados nas necessidades dos filhos
quarta-feira, 27 de agosto de 2025, 10h11
O Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP), por meio do Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas (NMCPR) e com coordenação do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), iniciou, nesta segunda-feira (25), o curso “Elaboração de Planos de Parentalidade Centrados nas Necessidades dos Filhos”, ministrado pela professora-doutora Elsa de Mattos, psicóloga clínica e jurídica, com ampla experiência na área de psicologia jurídica e mediação de conflitos.
A capacitação ocorre de 25 a 27 de agosto e continua nos dias 1, 3, 10, 15 e 17 de setembro, em formato 100% on-line, com aulas síncronas e interativas. O curso é voltado para membros, servidores, estagiários, aprendizes, terceirizados e também para o público externo interessado na temática.
O objetivo é qualificar promotores de justiça, servidores e demais profissionais que atuam em processos relacionados à guarda, convivência e reorganização familiar, fornecendo ferramentas técnicas, jurídicas e desenvolvimentais para a elaboração, avaliação e acompanhamento de planos de parentalidade.
Os planos de parentalidade são instrumentos eficazes para reorganizar as relações familiares após a separação dos cuidadores, promovendo uma convivência equilibrada e cooperativa entre os pais e contribuindo para o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes.
“A formação continuada é essencial para que o Ministério Público do Amapá atue de forma cada vez mais resolutiva, especialmente em casos que envolvem conflitos familiares. Este curso fortalece a atuação institucional na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, buscando soluções que priorizem o seu melhor interesse e promovam uma coparentalidade saudável”, destaca a procuradora de justiça Socorro Milhomem, coordenadora do Ceaf.
O curso faz parte do conjunto de ações do MP-AP voltadas ao aprimoramento da atuação em processos e procedimentos envolvendo crianças e adolescentes, permitindo que os membros e servidores desenvolvam competências técnicas para lidar com situações complexas de conflito parental.
A expectativa é que, ao final da formação, os participantes estejam aptos a compreender os fundamentos dos planos de parentalidade, identificar as necessidades infantis em diferentes etapas do desenvolvimento, reconhecer modelos de coparentalidade e atuar com mais segurança em audiências, conciliações e mediações, fortalecendo a defesa dos direitos da infância e juventude.
Sobre a ministrante
A formação é conduzida pela professora Elsa de Mattos, referência nacional na área de psicologia jurídica. Mestre e doutora em Psicologia pela UFBA, com pós-doutorado na mesma instituição, ela atua há mais de 10 anos como perita, mediadora e consultora em processos relacionados à família e infância. Além disso, integra associações internacionais de excelência na área de coparentalidade e mediação de conflitos, como a AFCC (Association of Family and Conciliation Courts) e a ISST (International Society for Schema Therapy).
FONTE: MPAP