MPMG participa de visita à barragem sul superior e sul inferior da Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais
quarta-feira, 14 de julho de 2021, 14h28
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Barão de Cocais, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa do Meio Ambiente (Caoma) e da Coordenadoria Estadual de Meio Ambiente e Mineração (Cema), fez uma visita de campo, esta semana, na barragem sul superior e sul inferior da Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, na região Central do Estado. A barragem pertence à mineradora Vale e se encontra em nível 3 de emergência desde 2019.

De acordo com o promotor de Justiça de Barão de Cocais Henrique Carlini Pereira, o objetivo foi acompanhar de perto a barragem e conhecer os instrumentos de controle da segurança do local, que funcionam 24 horas.
Na visita, representantes da Vale explicaram o atual mapa de inundação, protocolado na Defesa Civil. Os participantes também puderam conhecer o Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG), que, com o uso de radar e estação robótica, detecta movimentações milimétricas da estrutura.

Nas proximidades da barragem, todos visualizaram a Barragem Sul Superior e Sul Inferior. No local, foram observadas as atividades com equipamentos não tripulados (sem pessoas) e os profissionais da empresa explicaram a fase atual, de retirada de amostras, para preparação da descaracterização.
Por último, foi acessada a crista ECJ Gongo Soco, onde foram observadas as comportas de fundo, que serão automaticamente fechadas caso ocorra a ruptura das barragens localizadas a montante.
A visita também contou com a participação de representantes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e da auditoria independente Rizzo.
Fonte: MPMG