Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPPA participa de webinário sobre o Relatório Anual de Desmatamento de 2020

segunda-feira, 12 de julho de 2021, 14h50

CAO Ambiental apresentou as ações do MPPA no enfrentamento aos desmatamentos e queimadas ilegais, destacando o trabalho interno dos GTs

Nesta sexta-feira (9),  o Ministério Público do Estado do Pará, através da promotora de justiça e coordenadora do CAO Ambiental, Albely Miranda Lobato, participou como expositora no Webinário Região Norte- Relatório Anual do Desmatamento 2020.

O evento foi aberto pelo coordenador do Mapbiomas, Tasso Azevedo, que explanou sobre a iniciativa e os objetivos dos webinários regionais. O  pesquisador do IMAZON, Antonio Fonseca, apresentou os dados do Relatório de Desmatamento Anual 2020 para a região norte, destacando que 10 municípios responderam por mais de 40% do desmatamento e destes, seis municípios são paraenses.
 

Descrição da imagem: na foto uma tabela e um mapa indicando os 10 municípios que respondem por mais de 40% do desmatamento de 2020. No canto superior direito um quadrado com o rosto do palestrante


A promotora de justiça Albely Lobato apresentou  as ações do MPPA no enfrentamento aos desmatamentos e queimadas ilegais, destacando a articulação interna do Órgão através dos Grupos de Trabalho Xingu, Tapajós e Desmatamento, que abrangem os municípios que concentram a maior parte dos alertas de desmatamentos.

Destacou ainda o apoio técnico às Promotorias de Justiça pelos técnicos do Grupo de Apoio Técnico Interinstitucional GATI/MPPA, o Acordo de Cooperação com o IMAZON, ampliado em 2021, o Acordo de Cooperação com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), ampliado em 2021, a adesão ao MapBiomas e ao Brasil M.A.I.S. (ACTs assinados pelo CNMP) e a adesão ao SireneJud (Res. Conjunta n° 8, de 25 de junho de 2021 CNJ/CNMP), que coordenará um sistema eletrônico para indicação da localização geográfica dos crimes ambientais, além da organização de roteiros de atuação funcionais e peças para a sociedade com fins de educação ambiental.
 

Descrição da imagem: na foto uma tabela indicando os seis municípios paraenses que mais desmataram. No canto superior direito um quadrado com o rosto da promotora de Justiça palestrante


Participaram também do Webinário como painelistas representantes das secretarias estaduais dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins; representante do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam)  e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).

Os dados do MapBiomas demonstram que em 2020, foram identificados, validados e refinados 74.218 alertas em todo território nacional, totalizando cerca de 1.385.300 ha de desmatamento, um crescimento de 30% no número de alertas e de 14% na área desmatada em relação ao ano de 2019. Do total de alertas, 79% estão no bioma Amazônia, sendo  que o Estado do Pará lidera o ranking do desmatamento, com 33% do número de eventos e 26,44% da área desmatada no país. A Área de Proteção Ambiental – APA Triunfo do Xingu foi a Unidade de Conservação com maior área desmatada no Brasil em 2020.

O vídeo completo do Webnário Região Norte- Relatório Anual do Desmatamento 2020 pode ser acessado aqui.


Fonte: MPPA


topo