Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Ministério Público promove curso “Formação da Busca Ativa Escolar” com gestores escolares em Porto Velho

por Gerência de Comunicação Integrada (GCI)

quinta-feira, 17 de outubro de 2024, 18h26

Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio da18ª Promotoria de Justiça de Porto Velho e Grupo de Atuação Especial da Educação (GAEDUC), realizou curso com gestores escolares e conselheiros tutelares com a temática “Formação da Busca Ativa Escolar”. A atividade faz parte de uma das ações do “Projeto Todos na Escola” e conta com a parceria da SEDUC, por meio da Coordenação Estadual do Busca Ativa Escolar, para sua execução.

 

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por ferramentas e metodologias com a intenção de identificar, registrar e acompanhar crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio dela são obtidos dados concretos que possibilitam implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos dos estudantes, como matrícula ou rematrícula, permanência na escola, entre outros serviços públicos.

 

A Coordenadora do Gaeduc, Promotora de Justiça Luciana Ondei Rodrigues Silva, explicou que na atividade há o envolvimento de diferentes áreas como Educação, Saúde, Assistência Social e o Ministério Público, que devem atuar de forma intersetorial, fortalecendo a rede de proteção. “Esta é uma ação importantíssima para que crianças e adolescentes tenham acesso à escola e, se estiverem devidamente matriculados, para que permaneçam no ambiente escolar”, reforça a Promotora de Justiça.

 

A Coordenadora do Gaeduc informou ainda que atualmente o maior percentual de evasão escolar ocorre no Ensino Médio, sendo causas de evasão nessa faixa etária o fato de o jovem ter de entrar no mercado de trabalho para apoiar financeiramente a família. Neste momento é que a equipe da Busca Ativa Escolar toma conhecimento dos motivos do abandono e busca meios para reverter a situação.

 

No encontro foram apresentadas estatísticas e informações sobre o quadro da evasão no município, sendo pontuadas as atribuições de Gestores Escolares e Conselheiros Tutelares para o fortalecimento do trabalho.

 

Fonte: MPRO


topo