Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Presidente do TJMT recebe medalha de Honra ao Mérito da Educação por contribuir com a cultura de paz

por Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT

sexta-feira, 11 de outubro de 2024, 18h08

O projeto Círculo de Paz nas Escolas, realizado em parceria entre o Tribunal de Justiça de Mato Grosso e o Governo do Estado, está entre as ações que contribuíram para a educação estadual avançar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), de 22ª posição para a 8ª no ranking nacional. Nesta quinta-feira (10.10), a contribuição do Poder Judiciário foi exaltada pelo Executivo Estadual ao entregar à presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva, a Medalha de Honra ao Mérito da Educação.

 

A pacificação de conflitos a partir do diálogo está entre um dos símbolos da atuação da desembargadora Clarice Claudino, que agradeceu o reconhecimento dos trabalhos realizados na educação.

 

“Este, sim, é um reconhecimento que faz com que tenhamos a certeza de que o caminha da pacificação social não pode perder de vista a educação. É lá que estão as crianças, adolescentes e jovens que precisam ser fortalecidos em sua base de valores”.

 

Durante a entrega da medalha, o secretário de Educação do Estado, Alan Porto, lembrou o momento em que a desembargadora apresentou o projeto Círculo de Paz nas Escolas.

 

“Este é um dos grandes programas que trabalhamos em cooperação com o Poder Judiciário. Logo quando assumi a secretaria, a desembargadora Clarice falou do programa para promover a cultura de paz nas escolas. Aprimoramos essa cooperação técnica e hoje temos 135 professores formados em parceria com o Tribunal de Justiça, que ajudam a diminuir os índices de violência nas escolas. Agradeceu o empenho da desembargadora em promover a cultura de paz nas escolas”.

 

Para a presidente do TJMT, promover a cultura do diálogo é primordial para a formação das crianças e jovens. “A proposta da Justiça Restaurativa é, nesse sentido, fortalecer o diálogo bem estruturado. Ensinar, desde muito pequenos, que é conversando adequadamente é que o entendimento e a paz são construídos dentro da nossa sociedade em todos os segmentos, especialmente o da educação”.

 

A magistrada também fez questão de ressaltar que a medalha representa o trabalho de toda a equipe, que não mediu esforços para o êxito do projeto.

 

“Esse reconhecimento, que vem na forma desta medalha, é o coroamento do projeto e de todo esforço de uma equipe e também da receptividade do setor da educação em abraçar essa proposta de introduzir no currículo o Círculo de Construção de Paz. Agradeço por esse reconhecimento porque veio da sociedade, da educação, do segmento mais precioso que se tem para o futuro”.

 

Além da presidente do TJMT, também receberam a honraria o governador do Estado, Mauro Mendes; a primeira-dama, Virginia Mendes; e o vice-governador, Otaviano Pivetta. Ao todo, 13 medalhas foram concedidas.

 

A Medalha de Honra ao Mérito da Educação foi criada por meio da Portaria n.º 919/2024/GS/SEDUC/MT. Ela é concedida a servidores e autoridades que comprovadamente prestaram relevantes serviços e/ou contribuído para o engrandecimento na área educacional. A “Medalha de Honra ao Mérito da Educação” acompanha um certificado assinado pelo secretário de Estado de Educação.

 

#Paratodosverem - Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto1: registra o momento em que o secretário de educação, Alan Porto entrega a medalha à desembargadora Clarice Claudino. Ela está com a medalha em mãos e sorri.

 

Priscilla Silva /Foto: Christiano Antonucci |Secom-MT

Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT

imprensa@tjmt.jus.br 

 

Fonte: TJMT


topo