Prevenção e resposta às violências na reabertura das escolas
terça-feira, 28 de setembro de 2021, 17h51

UNICEF Brasil/Ilustração Rita Mayumi
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), como parte da resposta de emergência à pandemia de covid-19 no Brasil, tem desenvolvido estratégias, recomendações e conteúdos para fortalecer um acolhimento protetivo no processo de reabertura dos serviços, com destaque para as escolas. O objetivo é contribuir para que os protocolos de reabertura incluam dinâmicas de fortalecimento psicossocial, a retomada e ampliação das ações de prevenção à violência, estratégias para a identificação e encaminhamento de casos de violências e de situações mais graves de sofrimento mental.
Muito tempo passou e muita coisa aconteceu desde o fechamento das escolas por conta da pandemia de covid-19. É esperado que tenha ocorrido um agravamento dos casos de violência contra crianças e adolescentes e que esses casos estejam represados pela falta de contato de jovens com pessoas de fora do núcleo familiar. Na retomada do contato presencial de meninas e meninos com as equipes de diferentes serviços, como saúde, educação e assistência social, é esperado que esses casos ganhem visibilidade por meio da revelação espontânea ou pela detecção de sinais de violência.
No contexto da retomada das aulas presenciais, o UNICEF disponibiliza conteúdos para apoiar a comunidade escolar. São materiais impressos que estão sendo distribuídos no âmbito das parcerias do UNICEF e as versões digitais podem ser acessadas aqui para download e impressão. As versões digitais dos materiais foram produzidas para permitir a impressão em formato compatível com impressoras comuns.
Materiais
Guia para adolescentes
Esse é um guia para adolescentes e jovens com informações sobre como obter apoio e ajuda para casos de violência e sofrimento mental. Baixe, imprima e conte com o Guia de Bolso do UNICEF [arquivo PDF].
Folder para profissionais da educação
Uma reabertura segura exige cuidados sanitários, planejamento pedagógico e acolhimento. Nesse material, dedicado aos profissionais que atuam nas escolas, há orientações sobre como identificar sinais de situações graves, como uma violência ou sofrimento mental, e como buscar ou indicar ajuda. Também conta com dicas sobre como cuidar de si e dar acolhimento e apoio a crianças e adolescentes. Baixe o arquivo PDF.
Cartazes para crianças e adolescentes
Acesse uma série de pôsteres criados com muito carinho para ajudar a escola a dar as boas-vindas, a oferecer acolhimento e a garantir a proteção de crianças e adolescentes. Gestores de escolas podem acessar os materiais e imprimi-los para disponibilização nos espaços escolares.
(clique nas imagens abaixo para aumentá-las e salvar os arquivos para impressão)