Gov: Inmetro participa de encontro de revendedores de combustíveis em Brasília
segunda-feira, 08 de setembro de 2025, 17h05
.png)
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e tecnologia (Inmetro), por meio da Superintendência de Goiás (Surgo), participou do XII Encontro de Revendedores de Combustíveis do Centro-Oeste (ERCOM), realizado em Brasília (DF), nos dias 28 e 29 de agosto de 2025.
Entre as palestras, o combate às fraudes no setor de combustíveis foi o tema que recebeu maior destaque, em especial a recém-divulgada Operação Carbono Oculto, que teve como objetivo desmantelar um sofisticado esquema de fraudes, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro no setor, controlado pelo crime organizado.
“O Inmetro, por meio de suas superintendências e órgãos delegados, desempenha um papel fundamental no combate às fraudes nesse setor, fiscalizando as bombas medidoras de combustível quanto à quantidade de produto entregue ao consumidor”, ressaltou o coordenador técnico da Surgo, Paulo Pelágio.
O superintendente da Surgo, Clodoaldo Ferreira, destacou a importância do evento: “É imprescindível que os órgãos fiscalizadores do país atuem em sinergia para coibir práticas enganosas de comércio. Por isso, eventos como este trazem à tona os principais problemas enfrentados pelo setor, que vem sendo afetado por organizações criminosas”.
Instituições participantes
O evento contou com a presença dos principais revendedores de combustíveis da região Centro-Oeste, além de órgãos reguladores e fiscalizadores, fabricantes de bombas medidoras de combustível e autoridades locais, entre eles a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o Instituto Combustível Legal (ICL), a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis) e o Sindicato das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes no Distrito Federal (Sindicombustíveis-DF).
Fonte: Gov