SEDCON-RJ participou de Treinamento em Segurança Cibernética na China
quinta-feira, 25 de julho de 2024, 17h20
A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) participou do Seminário de Treinamento em Segurança Cibernética para Países da América Latina, realizado entre os dias 11 e 24 de julho no Centro Internacional de Treinamento CIFAL Shanghai, na China. O evento foi uma iniciativa do Shanghai Asia-Pacific Economics and Information Technology Talent Training Center em colaboração com diversas instituições globais.
A SEDCON foi representada pela Coordenadora de Defesa do Consumidor da Mulher e Delegada da Polícia Civil, Veronica Oliveira, e pela Assessora Jurídica Anna Thays Lobão. As profissionais falaram sobre a cibersegurança no Brasil e no Rio de Janeiro, os avanços e desafios que enfrentamos, sobre a importância do Proderj (o Centro de Tecnologia da Infromação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro), da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCI) e sobre as atuações principais da SEDCON.
No Seminário sobre cibersegurança para países latinos, Veronica Oliveira e Anna Thays Lobão apresentaram o projeto Selo Consumidor Seguro Digital, um certificado que garantirá a conformidade das empresas com as leis de defesa do consumidor, proporcionando mais segurança nas relações de consumo online. Os conhecimentos obtidos pelas representantes da SEDCON no Seminário vão ajudar a aprimorar as práticas de proteção ao consumidor, especialmente no comércio eletrônico. A capacitação trará mais ferramentas aos servidores da Secretaria para que crimes cibernéticos e contra relações de consumo no ambiente digital sejam evitados.
O evento incluiu cursos abrangentes sobre práticas recomendadas para a Segurança Cibernética, como conceitos, princípios, leis e regulamentos de segurança de redes e práticas de conformidade. Visitas a empresas de tecnologia proporcionaram uma visão prática das melhores soluções em cibersegurança.
Esses conhecimentos serão aplicados não apenas no desenvolvimento do Selo Consumidor Seguro Digital, mas também na EDCON (Escola do Consumidor) – projeto em fase de desenvolvimento e que terá lançamento em breve –, que será engrandecida com conteúdo atualizado, conforme as normas de defesa cibernética mais atuais. Além disso, a participação no evento reforçou a cooperação entre Brasil e China. Em maio, o Secretário Gutemberg Fonseca recebeu na SEDCON a visita da Cônsul-Geral chinesa, Tian Min, e em junho, o Subsecretário Alessandro Carracena discutiu a criação de uma Câmara de Mediação de Conflitos com o Cônsul Comercial Jing Yanhui.
A SEDCON continua comprometida em proteger os consumidores e garantir um ambiente digital seguro e confiável. A colaboração com a China é um passo importante nesse sentido.
Fonte: SEDCON-RJ