Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPPE: CAO Consumidor detalha entregas e prioridades do ano

quarta-feira, 26 de julho de 2023, 14h39

 A Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor (CAO Consumidor), Procuradora de Justiça Liliane Rocha, apresentou na manhã da sexta-feira (21), ao Procurador-Geral de Justiça, Marcos Carvalho, o balanço das atividades desenvolvidas no primeiro semestre de 2023.


“Esses encontros com os CAOs são essenciais para o monitoramento da execução do nosso Plano de Gestão 2023-2024, pois temos uma visão de onde conseguimos avançar e onde podemos realizar ajustes”, afirmou Marcos Carvalho.


Dentre as ações prioritárias discutidas estão o resultado dos projetos institucionais Água de Primeira e Orgânicos de Primeira, que consolidam dados sobre a qualidade da água em estabelecimentos como escolas e unidades de saúde e sobre a presença de agrotóxicos em amostras de alimentos comercializados em feiras orgânicas, em alinhamento com o Plano de Ação 2023-2024.


“No que diz respeito à qualidade da água, por exemplo, o CAO Consumidor construiu um painel para visualizar os dados registrados no Sistema Siságua, que é um sistema nacional que agrega dados das cidades de todo o Estado, com resultados das coletas e análise periódicas da água. Com base nesses dados, pudemos observar as localidades que demandam um acompanhamento mais profundo por parte dos membros do Ministério Público de Pernambuco (MPPE)”, detalhou Liliane Rocha.

 

Para dar uma resposta à situação identificada, o CAO Consumidor informou que planeja solicitar ao Gabinete do Procurador-Geral a criação de um Grupo de Atuação Conjunta Especial para atuar no fomento à qualidade da água nas regiões mais críticas. Um hotsite já está sendo finalizado para centralizar informações, documentação e plano de atuação finalística na área.


Outras iniciativas que foram apresentadas pelo CAO Consumidor incluem os seminários de capacitação sobre a gripe aviária; a articulação para impedir a comercialização das pomadas capilares que geraram uma série de problemas oftalmológicos no começo do ano; ações de sensibilização na Semana do Consumidor; e o diálogo permanente com os integrantes da Rede Consumidor-PE.

 

Fonte: MPPE


topo