MPAC debate ações de aprimoramento do atendimento a mulheres vítimas de violência
segunda-feira, 20 de outubro de 2025, 14h05

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Centro de Apoio Operacional de Proteção à Mulher (Caop Mulher), participou, na última terça-feira, 14, de uma reunião realizada na Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) para tratar do atendimento às vítimas de violência doméstica na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).
Participaram da reunião a coordenadora do Caop Mulher, promotora de Justiça Dulce Helena de Freitas Franco, e o promotor Ildon Maximiano Peres Neto. Também estiveram presentes o delegado-geral de Polícia Civil José Henrique Maciel, as delegadas Juliana De Angelis e Elenice Frez Carvalho, a secretária da Mulher Márdhia El-Shawwa, e a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Geovana Castelo Branco.
O encontro foi convocado pela Semulher em razão de manifestações e denúncias recebidas sobre possíveis fragilidades no acolhimento e encaminhamento das mulheres em situação de violência. A iniciativa teve como objetivo promover o diálogo interinstitucional e fortalecer a rede de proteção, buscando o aprimoramento dos fluxos e procedimentos de atendimento.

Durante a reunião, foram discutidos aspectos relacionados à implementação de instrumentos de avaliação em casos de violência contra a mulher, com destaque para o Formulário Nacional de Avaliação de Risco e o Instrumento de Avaliação de Violência Psicológica do Grupo Pandora.
Como encaminhamento, foi definida a realização de treinamento presencial voltado aos profissionais que atuam no atendimento às vítimas, inicialmente em Rio Branco, sendo estendida para o interior em um segundo momento.
Marcelina Freire – Agência de Notícias do MPAC
Fonte: MPAC