Promotora visita Núcleo de Atendimento às Vítimas do MPDFT para aprimorar acolhimento e proteção
terça-feira, 18 de junho de 2024, 14h32

A Promotora de Justiça Fábia Regina Martins, Coordenadora do Centro de Atendimento às Vítimas – Nós Pertencemos (CAVINP/MP-AP), realizou visita ao Núcleo de Atendimento às Vítimas (Nuav) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) na segunda-feira (12), com o objetivo de trocar experiências e boas práticas para aprimorar o acolhimento e a proteção às vítimas de crimes e atos infracionais no Amapá.
Durante o encontro, a Promotora Fábia Martins se reuniu com Jacqueline Ferreira Gontijo, Promotora de Justiça e Coordenadora do Nuav/MPDFT. Elas discutiram os desafios e as soluções para garantir a efetivação dos direitos das vítimas, como a humanização do atendimento, a celeridade na resolução dos casos e a promoção da reparação integral dos danos.
Fábia Martins destacou a importância da troca de experiências entre os diferentes MPs para o aprimoramento das políticas públicas de atendimento às vítimas. “A visita ao Nuav foi muito proveitosa. Pude conhecer de perto as boas práticas desenvolvidas pelo MPDFT e trocar experiências com a Dra. Jacqueline, que é referência nacional na área, efetuamos aproximação para otimizar nossa atuação. As informações e conhecimentos adquiridos serão utilizados para aprimorar o atendimento às vítimas no Amapá”, afirmou.
O Nuav/MPDFT é um modelo reconhecido nacionalmente por sua atuação na defesa dos direitos das vítimas. O Núcleo atua junto às Promotorias de Justiça de modo a capacitá-las a oferecer um atendimento humanizado e integral, com acompanhamento psicológico, social e jurídico, auxiliando as unidades ministeriais na atuação alinhada e integrada com outros serviços da rede de proteção.
A visita da Dra. Fábia Martins ao Nuav/MPDFT faz parte de um conjunto de ações que o MP-AP vem desenvolvendo para fortalecer a política de atendimento às vítimas no Estado. O CAVINP/MP-AP oferece diversos serviços às vítimas, como orientação jurídica, acompanhamento em audiências e procedimentos judiciais, encaminhamento para outros serviços da rede de proteção e promoção da reparação integral dos danos.
Fonte: MPAP