Sistema Único de Assistência Social completa 20 anos de atividades
terça-feira, 15 de julho de 2025, 12h43
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) completa, em 2025, duas décadas de existência e consolidação como uma das principais políticas públicas de proteção social no Brasil. Ao longo de 20 anos, o sistema tem sido fundamental para garantir a oferta de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais em todo o território nacional, especialmente para as populações em situação de vulnerabilidade e risco social.
Criado em 2005, o SUAS representa um marco na organização da assistência social como política pública de Estado, estruturada em uma rede descentralizada e participativa de proteção social.
Milhões de famílias buscam os serviços disponíveis nos equipamentos da rede, como Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Postos de Atendimento do Cadastro Único e outras unidades da assistência social, para obter orientações sobre atualização cadastral, benefícios e esclarecimento de dúvidas. O MDS coordena as ações do SUAS a nível nacional, por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS).
As medidas de assistência também passam por outras secretarias nacionais: de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), responsável pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e outros relacionados ao tema; de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (Sagicad), que faz a gestão federal do CadÚnico; e de Renda de Cidadania (Senarc), que dispõe em seu escopo programas como o Bolsa Família que, além de transferência de renda mensal, garante assistência condicionada de saúde e educação.
O SUAS atua também quando as perspectivas se desfazem diante dos olhos. Em meio à calamidade que as enchentes causaram na capital e que se estendia aos municípios do interior gaúcho, em maio de 2024, o Governo do Brasil criou a Força de Proteção do Sistema Único de Assistência Social no Rio Grande do Sul, a ForSUAS/RS.