Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Treinamento em Segurança Dinâmica qualifica gestores do sistema prisional do Paraná

segunda-feira, 15 de dezembro de 2025, 18h19

Parceria entre SENAPPEN e UNODC já capacitou 576 profissionais sobre inteligência penitenciária em 18 estados brasileiros

 

Treinamento em segurança.jpeg

 

Brasília/DF, 15/12/2025 - Com o objetivo de qualificar a gestão prisional no país, a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), promoveu, entre os dias 9 e 11 de dezembro, o Treinamento em Segurança Dinâmica, direcionado a gestores penitenciários do estado do Paraná e com a participação de representantes do Ministério Público estadual e Policiais Militares do Paraná.

 

A parceria entre a SENAPPEN e o UNODC já resultou na oferta de 12 treinamentos em sete temáticas distintas de inteligência, alcançando 884 pessoas e capacitando diretamente 576 participantes. As ações envolveram profissionais de 18 estados brasileiros, além de representantes da Colômbia e do Peru, com atividades realizadas em 11 unidades da federação. A iniciativa reforça o compromisso conjunto com o fortalecimento da Inteligência Penal, a qualificação contínua dos servidores e a disseminação de boas práticas alinhadas aos padrões nacionais e internacionais de segurança pública.

 

Treinamentos

 

A capacitação destaca o papel estratégico da Diretoria de Inteligência Penal (DIPEN), da SENAPPEN, na implementação da Segurança Dinâmica, reforçando a necessidade de modernizar a política prisional a partir de práticas que reconheçam a realidade do cárcere, valorizem os servidores e assegurem a adequada aplicação dos direitos humanos a internos e policiais penais.

 

O treinamento também evidencia a relevância da inteligência e da Segurança Dinâmica como ferramentas essenciais para apoiar gestores de unidades prisionais na construção de uma segurança pública mais forte, eficiente e capaz de promover ambientes institucionais harmônicos e equilibrados. Essa abordagem dialoga com as melhores práticas nacionais e internacionais, contribuindo para o aperfeiçoamento contínuo da gestão penitenciária.

 

Com a iniciativa, a SENAPPEN reafirma o papel central da Inteligência Penal como eixo estruturante para a modernização do sistema prisional, fortalecendo a integração entre instituições, qualificando servidores e impulsionando um modelo de gestão mais seguro, eficiente e alinhado às diretrizes contemporâneas de segurança pública.

 

Fonte: Divisão de Comunicação da SENAPPEN


topo