Metodologia APAC é tema do 1º Simpósio Internacional de Execução Penal em Barracão/PR
terça-feira, 25 de novembro de 2025, 15h28

Entre os dias 5 e 7 de novembro, o Fórum da Comarca de Barracão/PR sedia o 1º Simpósio Internacional de Execução Penal – com Ênfase na Metodologia APAC, um evento histórico que celebra os 13 anos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) no município, reunindo autoridades e especialistas nacionais e internacionais na área da execução penal.
A Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) — entidade responsável por congregar, orientar e supervisionar o método APAC no Brasil e assessorar sua expansão internacional — está presente de forma institucional, representada pela diretora-geral, Tatiana Flávia Faria de Souza, que participa da mesa de abertura e do painel sobre o papel da FBAC na consolidação da política pública das APACs no país. Também marcarão presença membros do Conselho de Administração da FBAC, reforçando o compromisso institucional com o desenvolvimento técnico, jurídico e científico do método.

A abertura contou com a presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Desembargadora Lídia Maejima, e diversas autoridades. Entre os destaques da programação estão juristas, magistrados, pesquisadores e especialistas de renome no cenário nacional e internacional:
- Desembargador Ruy Muggiati – Supervisor do GMF/TJPR
- Esdras Murta Bispo – Juiz de Direito do TJPR
- Victor Emanuel da Silva Lisboa – Promotor de Justiça – MPPR
- Dr. Jaime de Cassio Miranda – Conselheiro Nacional do MPDF
- Sacha Darke – Pesquisador britânico e professor da Universidade de Westminster (Londres/Inglaterra)
- Luciana Lopes do Amaral Beal – Juiz de Direito TJPR
- Luiz Antonio Chies – Professor Adjunto da Universidade Católica de Pelotas – RS
- Tatiana Flávia Faria de Souza – Diretora-geral da FBAC
- Henrique Nogueira Macedo – Promotor de Justiça Titular MPMG / Conselheiro FBAC
- Ananda Chalegre – Diretora-geral Depen-PR
- Cíntia Rangel Assumpção – Coordenadora-geral da Cidadania e Alternativas Penais – MJSP
- Arley Nascimento da Silva – Policial Penal Federal – MJSP
- Ana Paula C. Souto – Defensora Pública MPMG / Conselheira FBAC
- Luiz Carlos Rezende e Santos – Diretor-executivo Escola Judiciária Eleitoral Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira – TRE-MG
O simpósio conta ainda com debates, painéis, apresentações científicas e momentos de troca entre autoridades do sistema penal brasileiro, acadêmicos, representantes de instituições parceiras e profissionais atuantes no campo da execução penal humanizada.

O simpósio é aberto ao público e voltado especialmente a operadores do Direito, servidores da Justiça, pesquisadores, profissionais do sistema prisional e apoiadores da causa da ressocialização humanizada.
O evento é uma realização do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), da APAC de Barracão e do Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF), com apoio de diversas instituições acadêmicas e jurídicas do Brasil e do exterior, incluindo OAB, universidades brasileiras e a Universidad Privada del Este.

Uma oportunidade para aprofundar a visão humanizada da execução penal
Com a participação da FBAC e de referências nacionais e internacionais, o simpósio se consolida como um marco para o fortalecimento da metodologia APAC e para o debate contemporâneo sobre justiça penal humanizada, prevenção da reincidência e reconstrução de vidas.
Fonte: FBAC