Senai MT recebe pela segunda vez o Prêmio Dimas do Ministério Público por compromisso com a ressocialização
terça-feira, 25 de novembro de 2025, 13h59
.jpg)
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) foi reconhecido, pela segunda vez, com o Prêmio Dimas, concedido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT). A homenagem destaca instituições e parceiros que contribuem para uma execução penal humanizada e para a reinserção social de pessoas privadas de liberdade.
A cerimônia integrou a 3ª edição do prêmio, que homenageou cerca de 160 colaboradores do projeto Reconstruindo Sonhos. O Senai MT foi reconhecido por sua oferta contínua de qualificação profissional, que somente em 2025 alcançou mais de 1.180 reeducandos em diferentes unidades prisionais do estado, ampliando oportunidades de empregabilidade e contribuindo para a redução da reincidência criminal.
Para a instituição, o reconhecimento reafirma a importância da educação profissional como instrumento de transformação. “A educação profissional é uma das ferramentas mais poderosas para reconstruir trajetórias. Esta premiação confirma que estamos no caminho certo e reforça nosso propósito de gerar oportunidades e impacto real na sociedade”, afirma o diretor regional do Senai Mato Grosso, Carlos Braguini.
.jpeg)
A coordenadora do projeto, procuradora de Justiça Josane Fátima de Carvalho Guariente, destacou que a execução penal vai além do cumprimento da pena. “O artigo primeiro da Lei de Execução Penal mostra que a pena deve ser instrumento de transformação. O artigo quarto é o convite à sociedade, pedindo que todos participem desse processo. Juntos, revelam que a execução penal não é apenas sobre cumprir uma sentença, mas sobre reconstruir vidas e fortalecer laços sociais.”
O procurador-geral de Justiça, Rodrigo Fonseca Costa, ressaltou ainda a ressocialização como estratégia fundamental de segurança pública. “Cumprir a pena não significa perder a dignidade. Nosso foco é evitar a reincidência e, para isso, não basta sancionar: é preciso promover oportunidades, diálogo, educação e esperança.”
O Prêmio Dimas, que leva o nome do personagem bíblico símbolo de arrependimento e mudança de vida, reconhece iniciativas que fortalecem uma justiça mais sensível, próxima e comprometida com a transformação social.
Fonte: SENAI