SENAPPEN reúne representantes dos estados no 3º Encontro Nacional de Diretores de Unidades Prisionais
sexta-feira, 30 de maio de 2025, 13h25
Brasília/DF, 29/05/2025 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), por meio da Diretoria de Políticas Penitenciárias (DIRPP), realizou o 3º Encontro Nacional de Diretores de Unidades Prisionais. O evento ocorreu na Sede da SENAPPEN, nos dias 26, 27 e 28 de maio, e reuniu diretores e representantes da administração prisional de todo o país para promover a troca de experiências entre os estados e alinhar ações estratégicas para aprimorar a execução penal em todo o país.
O evento faz parte de um conjunto de ações estratégicas promovidas pela SENAPPEN, com o objetivo de qualificar os processos de trabalho vinculados ao Plano Nacional Pena Justa. Durante os três dias foram realizados painéis temáticos e debates com autoridades do sistema de justiça e segurança pública, e com especialistas e pesquisadores em políticas penais.
O encontro reforçou a importância do papel de diretores e gestores na efetiva implementação das diretrizes do Plano, destacando a liderança como elemento essencial para o avanço das políticas prisionais. Ao longo da programação, também foram apresentados indicadores que servirão de referência para orientar os estados na execução das ações previstas no Plano Nacional Pena Justa, contribuindo para o alinhamento e o aprimoramento das estratégias estaduais.
Durante a solenidade de abertura, a chefe de gabinete da SENAPPEN, Giovana Paiva, representou o secretário nacional André Garcia, também participaram o diretor de Políticas Penitenciárias da SENAPPEN, Sandro Abel Barradas, a diretora da Penitenciária Federal em Brasília, Amanda Jaqueline Teixeira, o secretário de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal, Wenderson Souza, e o diretor da Penitenciária do Distrito Federal II, Marcelo Praxedes.
O evento reuniu cerca de 120 participantes e contou com a presença de 23 palestrantes que abordaram diversas temáticas. Entre os assuntos discutidos estiveram o Plano Nacional Pena Justa, a Educação Escolar no Contexto do Sistema Prisional, estratégias de enfrentamento ao crime organizado, inteligência emocional na atividade policial, Classificação Técnica de Pessoas Privadas de Liberdade, o papel da gestão na segurança pública, inteligência penitenciária e políticas de atenção às vítimas de crimes, entre outros.
A programação do evento também incluiu uma exposição no hall de entrada, que apresentou equipamentos de segurança utilizados pela Polícia Penal Federal, produtos confeccionados por custodiados em unidades prisionais, edições da Revista Brasileira de Execução Penal (RBEP), além da apresentação de dados e estatísticas do SISDEPEN e do Programa de Estruturação das Agências de Inteligência Penitenciária (PEAIPEN).
“O encontro permitiu alinhar políticas públicas e estratégias de liderança e fortalecer o acompanhamento das metas e indicadores do Plano Nacional Pena Justa em busca de um sistema mais justo e organizado”, destaca o diretor de Políticas Penitenciárias, Sandro Abel Barradas.
Fonte: SENAPPEN