Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Campanha Janeiro Branco promove reflexão sobre saúde mental e emocional

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025, 17h33

Criada em 2014, campanha virou lei em 2023 e alcança instituições públicas, escolas e empresas para fomentar uma cultura de acolhimento e empatia

JAN_Branco_INTRA_1920x1277px.jpg

 

Brasília/DF, 08/01/2025 – A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), por meio do Comitê de Diversidade, convida todos os servidores e colaboradores do órgão a refletir sobre saúde mental e emocional, tema central da Campanha Janeiro Branco.

 

A iniciativa, que foi criada em 2014 e virou lei em 2023, tem como objetivo incentivar as pessoas a refletirem sobre suas vidas, emoções, pensamentos e comportamentos, promovendo o cuidado com a saúde mental e o bem-estar psicológico. A campanha alcança instituições públicas, escolas e empresas, além de profissionais de saúde, para fomentar uma cultura de acolhimento e empatia.

 

”A campanha Janeiro Branco é especialmente relevante no mundo atual, onde fatores como estresse, isolamento social e desafios econômicos têm impactado a saúde mental de milhões de pessoas. Reconhecer a necessidade de cuidar do equilíbrio emocional é fundamental para viver uma vida plena e saudável”, afirma a presidente do Comitê de Diversidade da SENAPPEN, Emanuelle Souto.

 

Significado - Janeiro é um momento em que as pessoas costumam traçar metas e planejar mudanças, estando mais abertas à introspecção e ao autocuidado. O branco simboliza a possibilidade de recomeço e criar novos projetos para a vida.

 

Livro - O Comitê de Diversidade Indica convida a todos a conhecerem o livro que aborda a Saúde Mental no ambiente de trabalho do policial penal federal. A obra Polícia Penal Federal Saúde Mental e o Mundo do Trabalho, escrita pelo servidor de carreira PPF Tiago Aluísio aborda, em 202 páginas, questões como a Síndrome de Burnout, cansaço físico e mental, indisposição no trabalho, sensação de insuficiência e reduzida autoestima na visão de quem atua no sistema prisional.

 

Livro

 

"Reconhecer o papel que a saúde mental desempenha em nosso bem-estar geral, educar o público para mudar percepções, melhorar o acesso a serviços de saúde mental e promover ambientes de apoio podem aumentar a conscientização sobre saúde mental. Eduque-se sobre as realidades de viver com problemas de saúde mental e confronte qualquer sentimento de estigma ou julgamento que você possa ter, e Se houver alguém em sua vida lutando com sua saúde mental, a melhor coisa que você pode fazer é procurar ajuda o quanto antes, porque, o cuidado precisa ser ofertado antes do agravamento da situação. Apenas apoiar aqueles em sua vida pode espalhar a mensagem de conscientização, aceitação e respeito”, aconselha o autor.

 

Divisão de Comunicação da SENAPPEN

 

Fonte: SENAPPEN


topo