Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TJTO: “Foi rápido, prático e fácil”, destaca advogado com deficiência visual ao realizar autenticação no eproc com apoio do TJTO

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025, 11h39

Homem de terno sentado em uma mesa na sala do eproc no TJ usando o computador. Ao lado dele, uma mulher que é servidora do Tribunal de Justiça o auxilia a fazer a autenticação do sistema

 

A partir de segunda-feira (24/2), a autenticação em dois fatores passa a ser obrigatória para acessar o Sistema Processual Eletrônico (eproc) do Poder Judiciário do Tocantins. Para auxiliar os usuários nesse processo, o Suporte eproc do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) tem prestado orientações detalhadas sobre o passo a passo necessário para a validação da ferramenta. Um desses atendimentos foi realizado na última quinta-feira (20/2), quando o advogado Marques Elex Silva Carvalho, que possui deficiência visual, buscou apoio no Tribunal para efetuar seu cadastro na autenticação.

Após concluir o procedimento, Marques destacou a acessibilidade da ferramenta e a praticidade do processo. “Achei que seria mais complicado fazer o cadastro, mas foi rápido, prático e fácil. Já estou cadastrado com o duplo fator de autenticação”, afirmou. Ele também ressaltou os benefícios da nova medida: “É segurança para o advogado porque ninguém vai poder realizar ações em seu nome, e também para o cliente, que terá ainda mais proteção”.

O advogado elogiou a estrutura acessível do TJTO. “O Tribunal é um exemplo de acessibilidade, com recursos como piso tátil e placas em braille que fazem diferença na rotina de quem precisa”, pontuou.

A servidora do Suporte eproc, Pâmela da Rocha Pires Ferreira, que prestou o atendimento, reforçou a importância da acessibilidade digital. “Desde a implantação do sistema, buscamos garantir que todas as funcionalidades sejam acessíveis. Com a exigência do duplo fator, testamos a compatibilidade com programas de acessibilidade para garantir que todos os usuários possam utilizar o sistema com autonomia”, explicou.

 

Homem de terno sentado em uma mesa, em frente ao computador. Ele é cego e está com um celular na mão e fone de ouvido

 

Segurança reforçada com autenticação em dois fatores

A autenticação em dois fatores é uma camada adicional de segurança que visa proteger o acesso ao eproc, prevenindo acessos indevidos. O mecanismo exige que, além do usuário e senha, o usuário informe um código gerado por um aplicativo autenticador, garantindo assim mais proteção às transações eletrônicas no ambiente digital do Judiciário.

Com a obrigatoriedade do novo procedimento para todos os usuários a partir de 24 de fevereiro, o TJTO reforça seu compromisso com a segurança digital e a inclusão, assegurando que o sistema seja acessível e seguro para toda a comunidade jurídica.

 

 

Fonte: TJTO


topo