INDICADORES E EVIDÊNCIAS
MDHC lança Cadernos de Evidências em Direitos Humanos com resultados do 1º Ciclo da ReneDH
por T.V.
quarta-feira, 25 de junho de 2025, 14h58
Publicação apresenta os resultados do 1º Ciclo de Implementação da ReneDH (Foto: Reprodução)
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Rede Nacional de Evidências em Direitos Humanos (ReneDH), lançou os Cadernos de Evidências em Direitos Humanos nessa terça-feira (24). A publicação apresenta os resultados do 1º Ciclo de Implementação da ReneDH e consolida um importante marco na produção de conhecimento voltado à formulação e ao aperfeiçoamento das políticas públicas no campo dos direitos humanos.
O objetivo principal da iniciativa é disseminar os estudos realizados pela ReneDH em seu primeiro ciclo, que teve início em março de 2024 e foi concluído em fevereiro de 2025. Os sete estudos reunidos na coletânea foram elaborados de forma colaborativa por diversas instituições participantes da Rede, e cada um deles aborda temas considerados prioritários para as políticas de direitos humanos, definidos a partir da Agenda de Prioridades de Pesquisa em Direitos Humanos, disponível no site do Ministério.
As pesquisas são apresentadas em forma de sínteses de evidências, em diferentes formatos, e refletem os resultados de levantamentos realizados na literatura científica e técnica sobre os temas escolhidos. De acordo com o coordenador-geral de Indicadores e Evidências em Direitos Humanos do MDHC, Pedro de Lemos, os estudos têm como foco contribuir para a formulação de políticas públicas mais eficazes, com base em dados concretos e análises consistentes.
“Essas iniciativas fortalecem a construção das políticas de direitos humanos no Brasil, na medida em que trazem subsídios para a tomada de decisões pelos gestores e gestoras das políticas de direitos humanos. O uso de evidências nesse contexto ajuda a aprimorar as políticas, tornando-as cada vez mais adequadas às necessidades das pessoas”, explica ele.
ReneDH
A Rede Nacional de Evidências em Direitos Humanos foi instituída no âmbito do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania pela Portaria nº 762, de 7 de dezembro de 2023, com o objetivo de fomentar o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências no desenvolvimento de pesquisas, estudos e análises em direitos humanos no Brasil. Trata-se de mais uma ação do MDHC no sentido de fortalecer a agenda nacional de políticas informadas por evidências para apoiar a tomada de decisão em direitos humanos.
Alocada na Coordenação-Geral de Indicadores e Evidências em Direitos Humanos (CGIE) — vinculada à Secretaria-Executiva do MDHC —, a ReneDH também atua de modo integrado com o Observatório Nacional dos Direitos Humanos (ObservaDH), principal meio de divulgação das pesquisas, estudos e análises produzidos pela Rede.
O 1º Ciclo de Implementação da ReneDH é resultado direto da construção da Agenda de Prioridades de Pesquisa em Direitos Humanos do MDHC para 2024, que definiu 44 temas estratégicos indicados por gestoras e gestores das políticas públicas do Ministério. A partir dessa definição, as instituições da Rede se organizaram em seis Grupos de Trabalho Temáticos (GTTs), responsáveis pela condução das pesquisas de maneira coletiva e interdisciplinar.
A publicação dos Cadernos de Evidências em Direitos Humanos reafirma o compromisso do MDHC com uma gestão pública orientada por dados e baseada em evidências, contribuindo para políticas públicas mais eficazes e alinhadas com as reais demandas da população brasileira.
Texto: T.V.
Edição: F.T.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.